Do eucaliptal até à mata - trabalhos iniciais

 

2021 é o ano em que estamos a dar início aos trabalhos previstos no crowdfunding “Do eucaliptal até à mata”. Desde o início de Fevereiro que sete dos nossos voluntários do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES estão em permanência na Pampilhosa da Serra. Esta equipa vai estar a trabalhar nestas propriedades de forma contínua até Junho deste ano.

Provavelmente a tarefa mais importante neste momento é apurar o conhecimento das áreas geridas. Essa tarefa tem sido feita a par com outros trabalhos de gestão: limpeza e melhoria de acessos, recoleção e sementeira de bolotas de sobreiro, podas de condução de vegetação autóctone e registos de fauna e flora.

A EDP Distribuição está a apoiar a nossa atividade na Pampilhosa da Serra. Além do conjunto de trabalhos previstos no crowdfunding, e de outros direcionados para as propriedades da MONTIS, estamos a fazer um trabalho conjunto para melhorar a gestão de habitats na rede de distribuição de energia. Esperamos que este trabalho nos permita expandir a nossa rede de trabalho e nos leve a novos protocolos de gestão com proprietários dentro do concelho.

Podem acompanhar o decorrer dos trabalhos da MONTIS na Pampilhosa da Serra no nosso blog e facebook.


Recoleção de bolotas de sobreiro (Quercus suber), já germinadas.


Sementeira de bolotas de sobreiro (Quercus suber).


Salamandra lusitânica (Chioglossa lusitanica), avistada durante a limpeza dos acessos a uma das propriedades.


Registo de espécies em áreas sob as linhas de alta tensão da EDP Distribuição na Pampilhosa da Serra.


Comentários