Salamandra-lusitanica em área de fogo controlado

Não é todos os dias que encontramos espécies em estado de conservação vulnerável nas nossas propriedades. Mas a salamandra-lusitânica (dada como vulnerável (VU) na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature's Red List of Threatended Species (IUCN) tem aparecido com alguma frequência. Os registos anteriores foram em Cerdeirinha, Vermilhas e Vieiro, todas elas propriedades que arderam em incêndios de verão, em 2017, 2017 e 2016, respetivamente.

Salamandra-lusitânica encontrada no baldio de Carvalhais

Desta vez o registo foi no baldio de Carvalhais, na área que tratámos com fogo controlado em fevereiro de 2018, dentro da área a verde na figura que mostramos abaixo. Nesta local existem duas linhas de escorrência e um silvado em desenvolvimento, com bétulas, salgueiros e pontualmente carvalhos em regeneração.

Localização da área de plantação onde estamos a intervir e onde encontramos a salamandra-lusitânica (a verde) e a faixa de contenção entre áreas de fogo controlado (a laranja).

A salamandra-lusitânica foi encontrada pelos voluntários do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES entre as plantações, perto de uma linha de escorrência. O registo irá para o projeto de MONTIS na plataforma iNaturalist. Pode consultar as espécies até agora registadas nas áreas a MONTIS AQUI.

Hugo Barbosa


Comentários