Gestão com voluntários na Pampilhosa da Serra

 

No fim-de-semana de 10 e 11 de abril a MONTIS organizou uma atividade de voluntariado nas propriedades da Pampilhosa da Serra, no âmbito do protocolo com a E-Redes, que está a apoiar a gestão das propriedades de Covões e Penedo Alto.

No primeiro dia da atividade fomos a Covões, uma das propriedades onde a MONTIS está a fazer a reconversão do eucaliptal existente. Apesar da chuva estivemos a trabalhar o acesso do extremo Este da propriedade até ao Rio Unhais, que fará parte do percurso pedestre que nos comprometemos a criar no âmbito do protocolo com a E-Redes. O percurso será aberto a todos e passa nas propriedades da MONTIS. Estivemos, durante o voluntariado, a usar técnicas simples de engenharia natural, para potenciar a acumulação de sedimentos e ajudar na fixação da vegetação.

No segundo dia fomos até Penedo Alto, propriedade da MONTIS, onde estivemos a recolher registos de fauna e flora para a nossa conta do iNaturalist (https://www.inaturalist.org/observations?project_id=montis). Registamos sobretudo espécies de invertebrados, plantas e líquenes.

Construção de paliçadas em Covões, no primeiro dia de atividade.


Jaquetão-cerdoso (Tropinota squalida) numa flor de Halimium umbellatum, avistado na propriedade de Penedo Alto, no segundo dia da atividade.


Aranha-caranguejo-de-Napoleão (Synema globosum) a predar uma mosca, numa flor de esteva (Cistus ladanifer), avistada na propriedade de Penedo Alto, no segundo dia de atividade.


Amanita phalloides, uma espécie de fungo altamente venenosa, avistada na propriedade de Penedo Alto. 


Observação de aves.

Putega-de-escamas-largas (Cytinus hypocistis) uma planta parasita de Cistaceae (plantas da familía das estevas), avistada em Penedo Alto, no segundo dia de atividade.

Um obrigado aos participantes da atividade!

(Fotografias de Juliana Almeida)

Guilherme Varejão



Comentários