A diversidade biológica que gerimos


A abertura de um caminho no interior das propriedades pode criar um corredor que permita que os animais se desloquem com mais facilidade. Na gestão que fazemos procuramos sempre aumentar a diversidade do mosaico de paisagem, e procuramos quebrar a monotonia quando ela existe. Normalmente privilegiamos processos naturais, como o fogo (esperamos um dia conseguir reunir as condições necessárias à utilização do pastoreio). Neste caso o caminho aberto não tinha o objetivo de gerir mosaico de paisagem. Era apenas uma forma de aceder ao interior da área gerida para a conhecer melhor, mas acabou por produzir os resultados abaixo descritos.

Muitos animais têm comportamentos crepusculares e/ou noturnos, e por isso a fotoarmadilhagem ajuda-nos a detetá-los, sendo que a abertura deste caminho tem produzido bons e abundantes registos.

 

No campo de trabalho internacional de Agosto de 2020 colocámos pela 1ª vez uma câmara de fotoarmadilhagem na propriedade de Soalheira, em Pampilhosa da Serra. A câmara foi colocada durante cerca de 1 mês num caminho aberto pelos nossos voluntários, e neste espaço de tempo registou a presença de vários mamíferos (ver aqui: http://montisacn.blogspot.com/2020/12/surpresas-na-fotoarmadilhagem-de.html)

 

Voltámos a colocar uma câmara de fotoarmadilhagem neste caminho, entre fevereiro e abril deste ano, e voltámos a recolher várias observações. Todas as espécies de mamíferos que tínhamos observado o ano passado voltaram a ser detetadas na fotoarmadilhagem:


                                                           Martes foina (Fuinha)


                                                           Genetta genetta (Gineta)


                                                           Vulpes vulpes (Raposa)


                                                           Capreolus capreolus (corço)


Sus scrofa (Javali)

 

Diríamos que a contínua observação destas espécies ao longo do tempo é um bom indicador da qualidade e estabilidade do mosaico de paisagem. Continuaremos a monitorizar este local.

Comentários