Fogo vizinho

Recentemente a ATASA - Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada apoiou uma acção de fogo controlado na área imediatamente próxima aos 100 ha que a MONTIS gere no baldio de Carvalhais, na vertente Sul da serra da Arada.

A Raízes In, parceiro que tem feito as acções de fogo controlado da MONTIS, foi quem executou a acção. Na pagina de facebook da Raízes In lê-se:

"A Raízes In realizou cerca de 7 ha de gestão de combustíveis com fogo controlado, no Castro da Cárcoda, Carvalhais - São Pedro do Sul.
A ação teve como objetivo a proteção do Castro da Cárcoda, importante Povoado Fortificado, classificado como Monumento de Interesse Público. 
A parcela encontrava-se com elevada carga de combustível, pelo que foi imprescindível o apoio prestado pelos Bombeiros Voluntários São Pedro Do Sul , Bombeiros Voluntários de Santa Cruz Da Trapa e Corpo Voluntário de Salvação Pública de São Pedro do Sul.
A ação contou ainda com o apoio da ATASA Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada
."

Imagem do fogo controlado feito no Castro da Cárcoda (fotografia da Raízes In)

Esta acção reduziu significativamente a carga combustível nas imediações da área gerida pela MONTIS. Esperamos também que o fogo controlado funcione como um atractivo para os rebanhos, que têm um papel central na gestão dos combustíveis na serra, aliviando a actividade das cabras sobre as áreas plantadas pela MONTIS, e consequentemente sobre as árvores que temos estado a plantar na área que queimamos com fogo controlado em Janeiro de 2021.

Comentários