Quem dá uma mão em Aguada de Baixo?

A MONTIS assumiu, já este ano, um novo protocolo de gestão para uma pequena propriedade em Aguada de Baixo. A propriedade fica a 30 minutos de Aveiro. A área de gestão é muito pequena (cerca de 0,2 hectares) e está em bom estado de conservação, com carvalhos, sobreiros, pinheiros e outras folhosas de porte médio/ grande. 

Parece-nos que há bastante biodiversidade na zona (da última vez que lá fomos vimos um gavião, vários invertebrados e vários outros pássaros, sem qualquer esforço). Pontualmente há algumas mimosas na extrema da propriedade. Estamos actualmente a debater o que poderemos fazer para apoiar os processos naturais nesta área, e simultaneamente procurar gerir a resiliência ao fogo.

Aspecto geral da propriedade

Apesar da discussão acerca do que fazer, já há ideias e gostaríamos de começar a intervir assim que possível. Há mimosas para arrancar e descascar, e há desrames que podem ser feitos para quebrar a continuidade de combustíveis entre as copas e o solo. Além destas tarefas a área é excelente para um bom piquenique e descanso à sombra das árvores. Ao contrário das restantes propriedades da MONTIS, o acesso é plano, o carro vai até à propriedade, e os trabalhos são bons de fazer, incluindo para crianças interessadas na natureza.

Sub-coberto com hera por baixo dos carvalhos e sobreiros


Mimosas na periferia da propriedade


Pinheiros e alguns eucaliptos com um sub-coberto de fetos

Deixamos aqui um apelo aos nossos sócios (e a quem mais se queira juntar à MONTIS): quem estiver perto desta zona e tiver interesse em dar uma ajuda na gestão desta parcela pode enviar-nos um email para montisacn@gmail.com. Iremos organizar um primeiro voluntariado em breve e, além dos nossos canais de comunicação mais comuns, contactaremos directamente quem mostrar interesse em se envolver na gestão desta parcela.

Jóni Vieira

Comentários