Garça-vermelha, rapinas e outras aves em Aguada de Baixo

Fomos hoje recolher uma das nossas câmaras de fotoarmadilhagem à área que gerimos em Aguada de Baixo. A câmara não apanhou nada no tempo em que lá esteve instalada. Ainda assim aproveitámos a viagem para preparar o passeio que faremos este mês, no dia 24 de Julho, e não estávamos à espera de nos cruzarmos com uma garça-vermelha que levantava vôo com o que nos pareceu ser uma rã no bico. 

Arrozal em Aguada de Baixo

Vinha no limite dos arrozais

Choupal

Percurso pelos choupais e rio Cértima

Caminhando pelo percurso fomos percebendo a riqueza desta paisagem, que é profundamente humanizada, e a diversidade de aves que ocupa os arrozais, choupais, e pequenos pomares e hortas. A diversidade de actividades de produção traduz-se numa diversidade de mosaico de paisagem com várias espécies: áreas abertas de pequena dimensão (hortas, pequenos pomares e pequenas produções de milho e vinha); áreas abertas de grande dimensão, com muita disponibilidade de água (arrozais); áreas fechadas de floresta, parte com gestão e parte sem gestão, e vegetação ao longo dos ribeiros. Nos arrozais vimos garças e aves de rapina. Na floresta vimos e ouvimos rouxinóis, pica-paus, piscos, e outros pássaros. Há também uma grande riqueza de libélulas e outros invertebrados.

No passeio de dia 24 vamos ter o Hugo Silva a acompanhar o passeio. O Hugo foi voluntário do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, e gosta muito de aves. Vai-nos dar uma ajuda a perceber melhor quais as espécies que podemos ver e ouvir durante o passeio. Não prometemos que nesse dia consigamos ver tudo o que vimos hoje, mas a probabilidade é razoável. No fim vamos ainda ter a oportunidade de conhecer a área gerida pela MONTIS. Venham connosco.

Inscrições para o passeio AQUI.

Jóni Vieira

Comentários