Passeio da água: Rio Teixeira - 21/08/2021

Como já vem a ser costume, o passeio de Agosto da MONTIS é uma visita a um troço do Rio Teixeira. Um passeio dedicado à biodiversidade que se encontra nas galerias ripícolas dos rios e à sua importância.

O ponto de encontro será na aldeia de São João da Serra, (Largo Carvalhinhas – 40°46’54.7″N 8°14’35.5″W) pelas 10h00. Devido ao espaço reduzido no início do percurso para estacionamento organizaremos uma bolsa de boleias no ponto de encontro entre os participantes para reduzirmos a quantidade de carros no início do percurso.

Chegando ao rio faremos cerca de 1,5 km, de forma circular e no leito do rio, parando para observar e discutir a biodiversidade que encontramos na zona enquanto nos refrescamos nos poços do rio. Apesar de curto o percurso é considerado de dificuldade média/alta por ser no leito do rio.Todo o passeio deverá demorar ao todo cerca de 3 horas e meia.

Juntem-se a nós este ano, afinal: calor + rio Teixeira + biodiversidade, tem tudo para correr bem.


Notas importantes:

– Os participantes devem trazer sapatos de rio ou sapatilhas que possam molhar, para caminharem com mais facilidade pelo leito do rio e pelas pedras.

– Aconselhamos que todo o material fotográfico, telemóveis e carteiras, devem ser transportados em bolsas estanques à prova de água, ou então devem ficar nos carros.

– Ao longo do curso do rio a rede móvel é limitada, deste modo aconselhamos os participantes a chegar a horas ou no caso de algum imprevisto avisar com a brevidade possível.

Inscrições ou mais informações para: montisacn@gmail.com / 232 774 040 / formulário

A MONTIS assegura o acompanhamento técnico do passeio e o seguro. A alimentação ficará ao encargo dos participantes.

Devido à situação financeira delicada em que MONTIS se encontra, apelamos aos donativos, sendo objectivo primeiro cobrir as despesas de organização da actividade. Os donativos podem ser feitos presencialmente na actividade ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0045 3190 4026391995615 (agradecemos o envio do comprovativo para montisacn@gmail.com com a indicação “passeio Rio Teixeira” para que possamos emitir o respectivo recibo).


Nota: esta atividade está sujeita às opções governamentais de gestão da pandemia pelo que poderão vir a ser alteradas; sugerimos que vá acompanhando potenciais alterações pelo nosso blog, página, etc. Devido ao COVID-19, a MONTIS irá tomar medidas de precaução nas atividades, respeitando assim o número máximo de participantes. Recomendamos que os participantes tragam as suas próprias garrafas de água ou copos.


Edições passadas:

Passeio Rio Teixeira 2017

Passeio Rio Teixeira 2018

Passeio Rio Teixeira 2019

Comentários