Já temos colmeias na Pampilhosa da Serra

Desde a criação da MONTIS que temos o objectivo de criar valor com a gestão da biodiversidade. Acreditamos que com as circunstâncias certas é possível, mas até hoje ainda não o temos conseguido fazer. Talvez seja por querermos fazê-lo com sustento, sem sacrificar parte considerável dos recursos da associação para no assunto, deixando de lado a gestão da biodiversidade, que é o realmente nos move. Como gerimos terrenos marginais, de baixo valor, baixa capacidade produtiva e acessos difíceis, a tarefa torna-se mais desafiante.

No início de 2022, fruto de esforços do ano anterior, demos um passo que nos parece importante, na direcção que nos parece ser acertada: assinamos um protocolo de colaboração com um parceiro produtor de mel na Pampilhosa da Serra, o Nuno Cunha, apicultor nº201566. É um protocolo que beneficia ambas as partes: o Nuno fica com mais espaço para colocar as suas colmeias, aumentando a produção de mel; a MONTIS ganha com o aumento da polinização na Soalheira, ficando também com uma pequena parte do mel. Mas o que realmente nos parece interessante é que a parceria tem uma base económica, esperando-se que, neste caso, a gestão da biodiversidade se traduza também na criação de riqueza económica, em terrenos marginais, abandonados e sem grande viabilidade económica.

O protocolo é experimental durante um ano, e se tudo correr bem será depois renovado por um período de cinco anos. As colmeias já estão instaladas. Por agora resta-nos agradecer ao Nuno e esperar que as abelhas façam o resto do trabalho. 

Jóni Vieira


Comentários

  1. Muito bem, há que continuar com esta é outras atividades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário