Uma manhã no Bussaco

Temos acompanhado anualmente a recuperação de uma das áreas de controlo de invasoras trabalhada pela Fundação Mata do Bussaco (FMB), na Mata Nacional do Bussaco. No passado dia 26 de Abril regressamos para um novo passeio, desta vez com menos participantes, mas com a mesma curiosidade.

Visitamos as áreas de controlo de invasoras intervencionadas aqui desde 2011 pela FMB. A área que se vê nas fotografias era, em 2011, o resultado do corte de um pinhal, com um acacial a instalar-se em força. A FMB investiu uma quantidade muito grande de recursos nesta zona da mata, no controlo das invasoras e reforço das plantações densas (plantações com cerca de 1 metro de distanciamento entre árvores, à semelhança do que fazemos na MONTIS), para inverter a tendência natural: a simplificação do sistema através da substituição de uma mata diversa por um acacial monótono. As condições de humidade e a qualidade do solo favoreceram muito provavelmente a instalação da actual vegetação, maioritariamente plantada, que cresceu rapidamente formando actualmente uma jovem mata diversificada, rica. As mimosas ainda persistem, mas estão actualmente condicionadas pela ocupação e sombra da vegetação que entretanto cresceu.

Na segunda parte da visita caminhamos pelo Vale dos Fetos, conversando sob a frescura das sombras da Mata Nacional do Bussaco.

Jóni Vieira

Uma das áreas de controlo de invasoras, na Mata Nacional do Bussaco.

Vale dos fetos

Fotografia de grupo

Comentários