Assim foi o Dia no Carvalhal

No passado dia 13 de Agosto, tivemos a 7ª edição do Dia e Noite no Carvalhal de Vermilhas. 

Devido ao risco de incêndio, decidimos realizar esta atividade apenas durante o dia. 

Ainda assim, o dia foi bastante preenchido com tarefas de gestão da propriedade, monitorização de biodiversidade e lazer.

Começámos o dia a gerir a parcela de Dumação. Esta parcela, que geralmente é menos intervencionada por dificuldade de acesso, encontra-se agora com caminhos abertos pelos voluntários do projeto "Volunteers for nature restoration, cooperation between Latvia and Portugal". Isto permitiu que, durante a atividade, fizéssemos podas de condução dos carvalhos de Dumação. 


Terminámos ainda a abertura de um caminho até ao único povoamento de carvalhal adulto na propriedade, em Dumação. À sombra destes carvalhos, fizemos o nosso almoço com a merenda típica da MONTIS e descansámos na hora de maior calor.

Após o almoço, instálamos uma câmara de foto-armadilhagem no local, na esperança de que os caminhos e clareira abertos sejam usados pela fauna como corredores ecológicos.

Durante a tarde, fizemos um passeio até à Lapa da Meruge, onde os participantes tiveram oportunidade de se refrescar nas sombras das bétulas e salgueiros, e aprender sobre o património histórico do local.

Acabámos o dia com a abertura de um caminho até ao topo da parcela de Cabrieira, que nos permitirá aceder aos carvalhos do topo da propriedade. 

Aproveitando o pôr-do-sol e o caminho aberto, fizemos o nosso jantar no topo da propriedade, num momento de convívio entre os participantes e os nossos voluntários que terminaram com esta atividade a sua participação no projeto "Volunteers for nature restoration, cooperation between Latvia and Portugal".




João Freitas


Comentários