Temos gaios nos tabuleiros!!!

Em 2017, lançamos o Crowdfunding "Sai o que semeia a semear", com o objetivo de desenvolver um programa de sementeira de bolota de carvalho, utilizando o comportamento armazenista dos gaios (Garrulus glandarius).

Com este programa, instalamos desde então, vários tabuleiros nas propriedades sob gestão da MONTIS, onde todos os anos colocamos bolotas e monitorizámos com câmaras de foto-armadilhagem. 

Infelizmente, todos os anos analisamos os resultados da foto-armadilhagem e não encontrámos sinais de utilização dos tabuleiros pelos gaios. Já observámos outras aves, como pisco-de-peito-ruivo e corvos, mas os gaios pareciam não ter descoberto aquela fonte de alimento que estávamos a disponibilizar.

Este ano, pela primeira vez, tivemos resultados positivos!

A 10 de Outubro deste ano, colocámos bolotas no tabuleiro em Carvalhal de Vermilhas, e instálamos uma câmara de foto-armadilhagem para monitorização com a ajuda dos alunos do 5º ano da Escola de Vouzela, 

A 25 de Outubro, tivemos 2 registos em 15 minutos, de um gaio a retirar bolotas do tabuleiro.



Vamos continuar a disponibilizar bolotas no tabuleiro e esperamos que estes registos se repitam, na expectativa que mais carvalhos sejam semeados.

Comentários