Curso "Comunicar Natureza e Biodiversidade"

A Biodiversidade e a Natureza são temas cada vez mais importantes. Mas será que os comunicamos da forma mais eficaz? Será que usamos a linguagem certa e os canais de comunicação mais indicados? E as histórias, qual o papel que estas poderão ter no envolvimento do público?

Este é um dos problemas com que a MONTIS se depara todos os dias: como explicar às pessoas comuns o que fazemos? Porque é que descascamos acácias? Porque é que não plantamos a partir de Abril? Porque é que fazemos fogos controlados? Como explicar quais são as espécies mais indicadas para cada local, sem o uso de expressões que só os investigadores percebem?

E como sabemos que esta dificuldade não é restrita à MONTIS, resolvemos abrir esta formação a todos aqueles que de alguma forma lidam com a conservação da biodiversidade e da natureza e têm de explicar o que fazem, alcançando um público mais alargado: professores, investigadores, consultores, técnicos de conservação, etc..

Se correr bem, queremos fazer desta uma atividade anual da MONTIS.

Duração: 12 horas
Formato: Online
Horário e Datas: 17h30 - 19h30, dias 12, 13, 19, 20, 26, 27 de Abril de 2023
A quem se dirige o curso: Técnicos, investigadores, docentes, alunos e comunicadores das áreas de Recursos Naturais, Biologia, Ecologia, Ciências da Terra.
Número de participantes: mínimo de 10 e máximo de 16

Preço: sócios 50 € / não-sócios 80 € (com a possibilidade de se tornar sócio e beneficiar da tarifa de sócio)

Inscrições através do link:https://montisacn.com/atividades/curso-comunicar-natureza-e-biodiversidade/

Descrição:

Cada vez mais os conceitos como Biodiversidade, Natureza, Recursos Naturais, são temas que estão “na ordem do dia”. Mas comunicá-los, de modo a conseguirmos cativar a atenção do nosso público e de o envolver ativamente, pode tornar-se uma tarefa complexa, nem sempre bem-sucedida. Será que usámos a linguagem e os canais de comunicação mais adequados? Que pensámos efetivamente no que move e interessa o nosso público? E as histórias, qual o papel que estas podem ter na comunicação da Natureza e da Biodiversidade?

Neste curso os participantes poderão adquirir ferramentas que lhes permitirão comunicar temas relacionados com a Natureza e a Biodiversidade de uma forma clara e apelativa, de modo a conseguirem cativar o interesse e a envolver o público.

Ao longo destas 12 horas, para além do tempo de exposição dos conteúdos, serão realizados vários exercícios práticos e, no final do curso, todos os participantes terão de redigir e apresentar uma peça de comunicação, onde aplicarão as técnicas ensinadas.

1. Conhecer o público – Quem é “toda a gente” e quem é “ninguém”?
2. Principais dificuldades na comunicação da Natureza e Biodiversidade.
3. Comunicar para informar, envolver ou para mudar comportamentos
4. Linguagem: o primeiro chão comum.
    4.1 Adaptar a linguagem ao público
    4.2 Simplificar terminologia
5. A importância das histórias na comunicação de biodiversidade.
6. Estratégias para cativar o interesse e gerir as expectativas do público – Framing.
7. Escolher o canal de comunicação mais adequado.
8. Apresentação dos trabalhos finais.

Este curso inclui também:

  • Slides do curso
  • Materiais complementares (vídeos, artigos, etc.)
  • Sumários das sessões
  • Bibliografia recomendada.

A formadora:

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência. Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e detecção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem, depois da sua colaboração com a empresa Português Claro. Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado formações em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare, MED - Universidade de Évora, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira, INSA – Ricardo Jorge, FCUL – Universidade de Lisboa, FSC- Portugal, Navigator, CELPA, Montis, entre outros. Em 2022 desenvolveu também projectos de comunicação de recursos naturais e ecologia, em colaboração com a empresa NBI - Natural Business Intelligence.
Actualmente desenvolve o projecto “Resumos científicos em português claro”, no LEAF - Linking landscape, environment, agriculture and food, no Instituto Superior de Agronomia.

Comentários