Além do voluntariado mensal na Malveira, tivemos também uma atividade "VO.U. apoiar a MONTIS", em que recebemos 11 jovens universitários da associação de voluntariado universitário VO.U. pela Natureza.
Foram dois dias bastante produtivos na gestão do Baldio do Carvalhais.
Numa visita prévia às plantações financiadas pela Caudalie, verificámos que, nos terrenos junto da entrada do Bioparque do Pisão, várias plantas que tinham sido plantadas em Outubro numa ação conjunta com a Junta de Freguesia de Carvalhais estavam agora desenterradas, possivelmente por enxurradas.
Com a ajuda destes voluntários conseguimos replantar, nestes terrenos, 105 árvores nativas que apesar de desenterradas ainda estavam vivas. Fizemos também a substituição de 55 árvores mortas.
De forma a completar a substituição de todas as árvores mortas, decidimos fazer o resto das plantações no terreno gerido pela MONTIS. Assim será menos provável que ocorra novamente o mesmo número de perdas por enxurrada. Com estes voluntários plantámos 160 Quercus para substituir as perdas referidas anteriormente.
Ainda plantámos mais 233 Quercus e 54 amieiros (Alnus glutinosa), junto das linhas de água que atravessam a propriedade.
Obrigado a todos os voluntários pela dedicação durante estes dois dias!
João Freitas
Comentários
Enviar um comentário