Nos dias 25 e 26 de julho, estivemos focados na gestão da Quinta das Lamas, em Vouzela. Em parceria com a MAGIS, recebemos 30 jovens que irão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, para dois dias dedicados à ecologia e à natureza.
Os voluntários de França, Estados Unidos da América, Eslováquia, Singapura, Índia e Zimbabué, tiveram oportunidade de aprender sobre a temática das plantas invasoras, e aplicar os métodos de controlo das duas espécies presentes na Quinta das Lamas, austrália (Acacia melanoxylon) e tintureira (Phytolacca americana).
No dia 25, estivemos a abrir um caminho para aceder às cotas mais altas da propriedade. Tendo em conta o declive desta propriedade, este caminho irá permitir controlar as acácias que até agora estavam inacessíveis na parte mais alta e que são uma fonte de sementes que se dispersam pela encosta abaixo.
Fizemos também o controlo do acacial, através do descasque e arranque, aproveitando para simultaneamente sinalizar com estacas a regeneração natural de plantas nativas como carvalho-alvarinho e loureiro. Foi também realizado o controlo de tintureira através do arranque.
Ao longo dos dois dias fomos também marcando as acácias com DAP (diâmetro à altura do peito) acima de 25 cm, de forma a avaliar a viabilidade económica e ecológica do corte destas árvores. Será dada continuidade a este trabalho.
Para terminar os trabalhos e para satisfazer a curiosidade dos participantes fizemos o controlo de duas acácias de grande porte através do descasque.
Comentários
Enviar um comentário