CTI 2023: Parcerias e ligação à comunidade

Entre os dias 18 e 27 de agosto, a MONTIS organizou com o apoio do IPDJ, LIFE ENPLC e Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, o Campo de Trabalho Internacional (CTI) "Apoiar a Natureza".

Este CTI, contou com 12 participantes de várias nacionalidades, que além de ajudarem a MONTIS na gestão dos terrenos na Pampilhosa da Serra, ajudaram também, através das várias atividades, a cimentar a ligação da associação à comunidade e parceiros locais.

Os participantes ficaram alojados no parque de campismo Xisto Camping, em Janeiro de Baixo, interagindo diariamente com as simpáticas funcionárias. Aproveitando a estadia neste parque de campismo, uma das atividades consistiu numa visita à aldeia de xisto de Janeiro de Baixo, onde os participantes tiveram oportunidade de interagir com a população na Liga de Melhoramentos de Janeiro de Baixo. 

De forma semelhante, os participantes tiveram oportunidade de conhecer a aldeia de Cabril. Após porem as "mãos na massa" a fazer filhoses de forma tradicional num Workshop no Atelier da Filhó, contaram com a amabilidade da Inês (uma das orientadoras do Workshop) que lhes fez uma visita guiada à aldeia, mostrando as várias esculturas da Rota do Trabalhador, o Museu e a Liga de Melhoramentos.



Destacam-se também a atividade de astronomia, que além de fazer parte da programação do CTI foi também aberta ao público e contou com quase 50 pessoas. Esta atividade, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, foi orientada pelo Professor José Matos do FISUA, e deu oportunidade a todos os presentes de conhecerem melhor a Lua, Júpiter, Saturno e as constelações. O público teve ainda oportunidade de provar as filhoses feitas pelos voluntários do CTI.


O CTI foi também marcado por vários momentos de lazer, com banhos nas várias praias da região como a praia fluvial de Janeiro de Baixo, a praia fluvial de Pampilhosa da Serra e a albufeira de Santa Luzia, onde os participantes tiveram ainda a possibilidade de fazer canoagem.

Todos estas atividades do CTI permitiram promover a cultura local e o contacto com pessoas e entidades da região, que certamente serão uma mais-valia para manter e estabelecer novas parcerias. 

Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento ao Xisto Camping, à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e à Junta de Freguesia de Cabril.


Comentários