Mais aves nos carvalhais de Vermilhas

Este sábado, dia 9 de setembro, decorreu o voluntariado mensal da MONTIS no Ecomuseu em Carvalhal de Vermilhas, em parceria com a Câmara Municipal de Vouzela.

Este voluntariado da MONTIS foi dedicado à construção e colocação de caixas-ninho - ninhos artificiais para a avifauna. Nas propriedades da MONTIS temos registos de várias espécies (pisco-de-peito-ruivo, papa-moscas, melro, etc....), por isso apostámos em caixas-ninho para estas espécies, com meia frente aberta, mas também para as pequenas aves, como os chapins e trepadeiras, com abertura circular.

Caixa-ninho com abertura circular

Caixa-ninho com meia frente aberta

Os participantes tiveram a oportunidade de construir estes ninhos artificiais com apoio de diversos materiais. Houve quem preferisse utilizar pregos, outros optaram pelos parafusos; em qualquer dos casos, os resultados foram um sucesso! 



Depois do árduo trabalho, seguiu-se o almoço volante típico com produtos regionais. 


De barriga cheia e após uns bons momentos de convívio e partilha, passamos à seguinte e final etapa do processo: a colocação das caixas-ninho. 

Do total de oito caixas-ninho construídas, três foram colocadas em Dumação, uma das propriedades da MONTIS em Carvalhal de Vermilhas. Esta propriedade sofreu um grande incêndio há uns anos atrás, pelo que a disponibilidade de sítios adequados para a criação de ninhos, das diversas aves que aí habitam, é limitada. 

Com a ajuda dos voluntários de longa duração do projeto ENVIE do parceiro Parcous le Monde, foi possível colocar estas caixas numa mancha de carvalhal maduro. 



Ficamos assim com a esperança de observar a ocupação destes ninhos no início da primavera de 2024. Fiquem atentos! 

Agradecemos mais uma vez a todos os que estiverem presentes. Esperamos voltar a contar com a vossa participação em atividade futuras.

Comentários