10 anos da MONTIS em Conferência: "Porquê apoiar?"

De 10 a 12 de abril, a MONTIS organizou a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”, enquadrada na celebração dos 10 anos da associação.

A última sessão da manhã de dia 12 de abril, intitulada "Porquê apoiar?" consistiu em quatro depoimentos de apoiantes da MONTIS.

A sessão começou com a intervenção da Catarina Macedo, que nos explicou que, enquanto farmacêutica, percebeu a ligação entre a conservação da natureza e a saúde humana. Referiu que conheceu a MONTIS em 2017, após os incêndios florestais, e que, desde essa altura tem apoiado financeiramente a associação com donativos, porque a MONTIS preenchia os três critérios dela para merecer o apoio: comunicação clara e direta, o foco em envolver a comunidade, e os objetivos concretos e "palpáveis" nas campanhas de crowdfunding.

O Luís Lavoura, sócio e proprietário do terreno protocolado com a MONTIS em Aguada de Baixo, explicou que começou a apoiar a associação logo em 2014, na primeira campanha de crowdfunding, que permitiu comprar os terrenos em Carvalhal de Vermilhas. Referiu também que iria apoiar a campanha de crowdfunding que está a decorrer "Nos cumpre tê-lo com cuidado" (https://ppl.pt/montis) porque comprovou o bom trabalho da gestão que a MONTIS fez do seu terreno, salientando que, fazer donativos para a MONTIS comprar terrenos, garante também que estes serão bem geridos para a sua conservação e valorização natural. Pode ver o testemunho do Luís aqui.

O Jorge da Silva, empresário português em França, explicou que, em 2020, decidiu apoiar a conservação da natureza em Portugal e encontrou a MONTIS na plataforma 1% for the Planet. Desde então tem feito donativos anuais, e teve oportunidade de, em 2022, visitar as propriedades de Carvalhal de Vermilhas, verificando o bom trabalho desenvolvido pela MONTIS, o que o motiva a continuar a apoiar a associação. Pode ver o testemunho do Jorge aqui.

A sessão terminou com o testemunho da Flora Robine, responsável pelo projeto ENVIE do parceiro Parcours le Monde, através do qual a MONTIS recebeu 11 jovens voluntários franceses por períodos de três meses entre abril de 2023 e abril de 2024. A Flora destacou o bom feedback recebido pelos jovens, demonstrando o bom trabalho da MONTIS na sua coordenação, e fazendo com que a Parcours le Monde procure novos projetos e financiamentos para continuar a enviar voluntários para a MONTIS. Pode ver o testemunho da Flora aqui.

Com esta sessão ficou claro que, geralmente, quem apoia a MONTIS não se arrepende, podendo confirmar os bons resultados do apoio prestado através de visitas ao terreno, e através da comunicação clara e transparente da associação.

Se quiser fazer como estes exemplos, pode apoiar a campanha de crowdfunding que está a decorrer, "Nos cumpre tê-lo com cuidado", cujo objetivo é criar um fundo exclusivo para aquisição de novos terrenos. A campanha termina já a 7 de junho. Para nos apoiar vá a https://ppl.pt/montis.

Continuaremos a relatar a conferência em publicações futuras (continuem desse lado).

Comentários