10 anos da MONTIS em Conferência: Comprar ou protocolar?

De 10 a 12 de abril, a MONTIS organizou a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”, enquadrada na celebração dos 10 anos da associação.

A tarde de dia 11 de abril foi dedicada à sessão "Comprar ou protocolar?", que decorreu inicialmente no Bioparque de Carvalhais, seguida de uma visita às áreas de intervenção da MONTIS no Baldio de Carvalhais.

Devido a um ligeiro atraso no programa da manhã, a sessão da tarde começou de forma informal, sentados à mesa de piquenique durante o almoço. A primeira intervenção pertenceu ao Presidente da União de Freguesias de Carvalhais e Candal, Adriano Azevedo. Numa breve apresentação o Presidente explicou o protocolo estabelecido com a MONTIS em 2015 para a gestão de 100 ha do baldio de Carvalhais, fazendo um balanço positivo do trabalho desenvolvido pela MONTIS.

De seguida, o Engenheiro Francisco Almeida Garrett, proprietário dos terrenos sob gestão da MONTIS em Tortosendo e membro da Direção da associação, partilhou a sua experiência enquanto proprietário, salientando a vantagem em ter áreas dedicadas à conservação da natureza geridas pela MONTIS em terrenos maioritariamente dedicados à produção.

No final do almoço, sob orientação do técnico João Freitas, os participantes tiveram oportunidade de visitar a área gerida pela MONTIS no Baldio de Carvalhais. Após um enquadramento inicial, explicando a gestão que tem sido feita desde 2017 com o fogo controlado, visitámos um bosquete de amieiros plantado pela MONTIS, que foi recentemente adensado com plantação de outras espécies de árvores e arbustos nativos. 

Houve oportunidade para discutir as várias metodologias para gerir o giestal, abordando os pontos a favor e contra o uso de fogo controlado, corte manual e moto-manual. E ainda foi possível discutir temas como as espécies plantadas e os compassos de plantação, falando também na eficiência de plantar vs apoiar regeneração natural.

Os participantes perceberam que a gestão dos terrenos é trabalhosa e que deve ser um esforço contínuo de forma a conseguir ver resultados, que muitas vezes demoram bastante tempo a aparecer. Perceberam que a melhor garantia de uma gestão continuada é sempre ter a propriedade dos terrenos geridos. Por isso, relembramos que pode apoiar a campanha de crowdfunding, "Nos cumpre tê-lo com cuidado", cujo objetivo é criar um fundo exclusivo para aquisição de novos terrenos. 

Para nos apoiar vá a https://ppl.pt/montis.

Vão acompanhando o relato da conferência em publicações futuras.

Comentários