Ligação à sociedade

De 10 a 12 de abril, a MONTIS organizou a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”, enquadrada na celebração dos 10 anos da associação.

No dia 10 de abril, o arranque da sessão "Ligação à sociedade" deu-se com a apresentação de João Pedro Pio, em representação da PPL Crowdfunding Portugal. O João começou por introduzir a plataforma, explicando que o que move as pessoas são as causas e por isso qualquer pessoa pode utilizar a plataforma desde que tenha uma causa para que os outros possam contribuir.  Realçou que as campanhas de angariação de fundos não servem apenas para angariar dinheiro, mas também para dar visibilidade à entidade promotora, o que para ONG, por exemplo, pode ser muito útil para angariar sócios. Para saberem mais podem visitar o website: https://ppl.pt/.

Maria Vicente, em representação da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã fez a apresentação "Aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano das comunidades locais, como ferramentas para o desenvolvimento sustentável". A Maria começou por diferenciar o conceito de ciência aberta e de ciência cidadã. Posteriormente, focou-se nesta última, apresentando os seus princípios e mencionando alguns dos projetos em curso, com destaque para plataformas de registo de espécies invasoras, nos diferentes grupos taxonómicos. Podem ver a apresentação aqui.

João Ruano Rodrigues, em representação da Cadernos de Campo, trouxe-nos a apresentação "Comunicar ambiente". O João salientou a importância de uma linguagem adaptada aos diferentes públicos, de forma que haja comunicação clara de temas complexos para o cidadão comum. Esta comunicação pode ser feita de diferentes formas; na Cadernos de Campo fazem recurso, por exemplo, à ilustração, que capta a atenção de muitos públicos. O João explicou as diferentes etapas de produção de um "caderno de campo". Podem ver a apresentação aqui.

Daniela Casimiro, em representação do Corpo Nacional de Escutas, apresentou "Escutismo e a Sociedade". A Daniela começou por fazer um enquadramento da organização, enfatizando o seu papel no serviço à comunidade, através de educação formal e informal que contribui para o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos. Mencionou a ligação da organização à área ambiental, nomeadamente através de projetos para jovens, com a possibilidade de serem agilizadas atividades de plantações, de controlo de invasoras e de monitorização da qualidade de linhas de água, por exemplo, com outras entidades como ONGAs. Para saberem mais podem visitar o website: https://escutismo.pt/.

Esta sessão permitiu aos participantes compreender melhor a relevância de se fazer comunicação clara e cativante, utilizando diferentes ferramentas, de forma a promover a participação ativa do cidadão comum nas causas ambientais. 

Caso deseje ter um papel ativo para uma causa ambiental, relembramos que a MONTIS tem neste momento uma campanha de crowdfunding a decorrer, "Nos cumpre tê-lo com cuidado", cujo objetivo é criar um fundo para aquisição de novos terrenos. Para nos apoiar vá a https://ppl.pt/montis.

Continuaremos a relatar a conferência em publicações futuras (continuem desse lado).

Comentários