Este CTI, contou com 11 participantes de várias nacionalidades, que além de ajudarem a MONTIS na gestão dos terrenos em Pampilhosa da Serra, ajudaram também, através das várias atividades, a cimentar a ligação da associação à comunidade e parceiros locais.
Os participantes ficaram alojados no parque de campismo Xisto Camping, em Janeiro de Baixo, interagindo diariamente com as simpáticas funcionárias. Aproveitando a estadia neste parque de campismo, uma das atividades consistiu numa visita à aldeia de xisto de Janeiro de Baixo, onde os participantes tiveram oportunidade de visitar a igreja matriz, o moinho escavado na rocha e o tronco onde antigamente se ferravam os animais.
De forma semelhante, os participantes tiveram oportunidade de conhecer a aldeia de Cabril. Após porem as "mãos na massa" a fazer filhoses de forma tradicional num Workshop no Atelier da Filhó, contaram com a amabilidade da Inês (uma das orientadoras do Workshop), que os guiou numa visita à aldeia, mostrando as várias esculturas da Rota do Trabalhador, o Museu e a Liga de Melhoramentos, onde os participantes tiveram oportunidade de interagir com a população local.
Destacam-se também o passeio em Santa Luzia e a atividade de astronomia em Cabril, que além de fazerem parte da programação do CTI foram também abertas ao público, permitindo dar visibilidade à MONTIS junto das comunidades locais.
O CTI foi também marcado por vários momentos de lazer, com banhos nas várias praias da região como a praia fluvial de Janeiro de Baixo e a albufeira de Santa Luzia, onde os participantes tiveram ainda a possibilidade de fazer canoagem.
Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento ao Xisto Camping, à Epicland, à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e à Junta de Freguesia de Cabril.
Comentários
Enviar um comentário