Noite e Dia no Carvalhal

Este fim-de-semana, dia 17 e 18 de agosto, decorreu a 9ª edição da atividade “Noite e Dia no Carvalhal”, centrada nas propriedades da MONTIS em Carvalhal de Vermilhas.

No dia 17, após a receção dos participantes e apresentação da MONTIS, começámos com a atividade “Das Pedras aos Carvalhais”, incluída no programa Ciência Viva no Verão. O João Rocha, da Câmara Municipal de Vouzela (CM Vouzela), guiou a componente arqueológica desta visita, explicando o contexto histórico da Lapa de Meruje e do Tapado das Casas. Depois fomos a Dumação, falar de caixas-ninho, fotoarmadilhagem e da gestão que se tem vindo a fazer nesta propriedade. Saiba mais aqui!


Seguiu-se o almoço volante à sombra na Lapa de Meruje com a merenda típica da MONTIS, que incluiu produtos locais, com destaque para o folar de Vouzela. Este momento de convívio deu para repor energias e descontrair e seguimos para Cabrieira, onde montámos as tendas e toldo para a pernoita.

Começámos depois a manutenção dos acessos em Cabrieira, desde a entrada a norte da propriedade até à ribeira de Meruje que limita a mesma a oeste.

Apesar de esforços contínuos para manter a área acessível, o crescimento da vegetação tem sido bastante rápido; os acessos estavam muito fechados com infestantes como fetos, giestas, silvas e tojos, principalmente nas zonas húmidas na proximidade das linhas de água. Manter estes caminhos transitáveis tem sido crucial para conseguirmos ir assegurando a passagem até aos locais de foco da gestão da propriedade. 


Já ao final de tarde, subimos a encosta até ao miradouro do carvalhal, para jantar com o pôr-do-sol a pintar o céu com as suas cores quentes.


Depois juntámo-nos à atividade da CM Vouzela de astronomia, guiada pelo José Matos, em que observámos a lua através de um telescópio e galáxias distantes. Aprendemos a "explorar o céu", com a orientação pela estrela polar, como identificar as constelações e conhecer algumas das suas lendas.


No dia 18, continuámos a manutenção de acessos, com alguma poda de carvalhos pelo meio. Foi um trabalho fisicamente exigente, com o calor intenso que se fez sentir, mas os nossos voluntários, a Ana, a Beatriz e o Idálio, não fraquejaram! Cerca de 240 m de acessos foram intervencionados.


Ainda deu para fazer alguns registos de biodiversidade com recurso ao iNaturalist e instalámos uma câmara de fotoarmadilhagem para monitorização da vida selvagem (estejam atentos, iremos divulgar os resultados após recolha da câmara).



Antes da despedida, fizémos um pequeno percurso para visitar o carvalho centenário de Vermilhas.



Agradecemos à CM Vouzela pela colaboração neste fim-de-semana e a todos os participantes por terem estado presentes, esperamos poder contar convosco para futuras atividades da MONTIS.

Comentários