Neste sábado, dia 17 de janeiro, realizou-se mais uma ação de voluntariado mensal da MONTIS, desta vez na propriedade da Malveira, no concelho de Mafra.
Esta atividade assinalou o início dos trabalhos de plantação nesta propriedade. Mas nem tudo foi tão fácil como possa parecer… O local de plantação foi alvo de uma invasão de acácia negra (Acacia mearnsii) e mimosa (Acacia dealbata) que a MONTIS tem vindo a controlar, através de descasque, nos últimos anos. Como tal foi necessário remover muitas acácias mortas (algumas delas de grandes dimensões), que complementarmente foram também derrubadas pela tempestade Martinho.
Como se ainda não bastasse, este é o local em que ocorre a deposição ilegal de lixo e entulho que a MONTIS tem vindo a denunciar, obrigando a remover uma quantidade considerável de lixo inorgânico aquando da remoção das acácias e também da abertura das covas. O dia da atividade propriamente dita contou com a participação de nove pessoas.
Dado o volume de trabalho, começámos a “preparação do terreno” no dia anterior. Contámos com a ajuda de seis pessoas neste dia.
Estes dois dias de voluntariado resultaram na limpeza de cerca de 160 metros quadrados de acácias mortas e lixo, e na plantação de 79 exemplares de espécies autóctones adaptadas às condições edafoclimáticas (solo e clima) da propriedade da Malveira. Especificamente, foram plantados 18 sobreiros (Quercus suber), 16 lodãos-bastardos (Celtis australis), 14 pilriteiros (Crataegus monogyna), 21 medronheiros (Arbutus unedo) e 10 carvalhos alvarinho (Quercus robur). Estas plantas foram oferecidas pela Altri Florestal.
Agradecemos a todos os que dispensaram um bocadinho da sua vida para nos ajudar a renaturalizar a Malveira, bem hajam!
Deixamos-vos algumas fotos para compararem o estado do terreno no início (esquerda) e no final do trabalho (direita):











Comentários
Enviar um comentário