
No próximo dia 31 de janeiro, vamos realizar mais um Passeio da Água na Reserva Natural do Paul de Arzila, em Coimbra, um dos sítios portugueses integrado na Convenção de Ramsar. O percurso é circular, com cerca de 2 km, e de dificuldade fácil, sendo adequado a todas as idades
![]() |
| Percurso |
Durante o passeio, vamos explorar a importância das zonas húmidas, com especial destaque para o seu papel fundamental na avifauna migratória e nidificante, integrando as comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de fevereiro).
Esta reserva é um verdadeiro refúgio de vida selvagem. Ao longo do percurso, é possível observar zonas húmidas onde estão registadas cerca de 130 espécies de aves, bem como uma grande diversidade de plantas características destes ecossistemas, como caniços, juncos, salgueiros e carvalhos.
Haverá ainda oportunidade para conhecer antigas técnicas tradicionais de elevação de água, importantes testemunhos da memória e do património local, o que coincide com a temática deste ano "as zonas húmidas e o conhecimento tradicional: celebrar o património cultural".
Um passeio tranquilo, ideal para quem aprecia natureza, observação de aves e paisagens únicas.
Contamos consigo, traga a família!
A hora de encontro será às 10h00, e a atividade decorrerá até por volta das 13h00.
Ponto de encontro: Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul de Arzila (40.18243, -8.55391)
A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição e asseguramos acompanhamento técnico e seguro de acidentes pessoais. As inscrições estão abertas até às 17h00 do dia 30 de janeiro (indicando: nome, contacto, data de nascimento e n.º do CC para efeitos de seguro), através do e-mail montisacn@gmail.com, ou dos números: 232 774 040 / 925 840 014.
Recomendamos que tragam calçado e roupa adequada e confortável (impermeável), e água (em garrafa reutilizável).
Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura.





Comentários
Enviar um comentário