13 de julho de 2017

Gestão de Espécies Invasoras em Portugal

Na passada Terça-feira, dia 11 de Julho, realizou-se na Escola Superior Agrária de Coimbra o Workshop "Gestão de Espécies Invasoras em Portugal - Onde estamos e para onde queremos ir?".


Esta foi uma iniciativa conjunta entre a Montis e a Nativa, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas. Estiveram representados diversos projectos, que deram a conhecer aos presentes o que se tem feito em Portugal na gestão de espécies invasoras.



Abordaram-se vários pontos dentro desta temática, desde o que se faz actualmente no controlo de acácias, a novas técnicas de controlo, como os métodos biológicos. Neste campo, abordou-se ainda o potencial uso da casca de acácia como suplemento a substratos. O workshop foi abrangente, pelo que também se falou de algumas espécies invasoras animais.



Na parte da tarde, os participantes dividiram-se em três grupos, com o intuito de abordar esta temática de três pontos diferentes:

- Painel 1: Gestão e Conservação

- Painel 2: Novas abordagens e Investigação

- Painel 3 - Governança, Participação e Envolvimento



No fim da discussão por grupo, foi altura de partilhar as ideias com os restantes.



Foi um workshop profícuo, que lançou as sementes para que todos possam contribuir de forma mais activa e eficiente no controlo de espécies invasoras em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário