Sábado, vamos visitar o baldio de Carvalhais?

No último ano e meio, o baldio de Carvalhais tem sido alvo de diversas e regulares intervenções, inicialmente alavancadas pelo crowdfunding "E tu e eu o que temos que fazer?" e mais recentemente também apoiadas através do Prémio ICNF-Fundo Ambiental e do LIFE ELCN.



Neste período foram intervencionados aproximadamente 30 hectares através de fogo controlado, realizadas 4 oficinas de engenharia natural, 1 campo de trabalho internacional, plantadas 4500 árvores (e mais umas centenas de arbustos), semeadas centenas de bolotas, várias árvores de regeneração natural cuidadas, intervenções por sapadores florestais, 4 fins de semana voluntários, 7 fins de semana de voluntariado académico e muitas outras atividades de voluntariado.


Ação de plantação em área intervencionada por fogo controlado. Imagem: Mossy Earth

Assim, o nosso convite é vir ver por si os resultados até ao momento, discutir as intervenções, o plano de ação e o modelo de gestão que pretende criar nestes 100 ha, uma área rica em biodiversidade e simultaneamente mais resiliente aos riscos naturais.

Ação de fogo controlado em 23 de Fevereiro de 2018.

No próximo dia 26 de Maio, Sábado, com início marcado para as 10 h à entrada do BIOPARQUE - Parque Florestal do Pisão, 3660-061, em Carvalhais, São Pedro do Sul. Coordenadas: 40° 47' 59.2" N | 8° 07' 48.2" O. Google Maps.

Gabião cilindrico, uma das técnicas de engenharia natural aplicada na propriedade.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de montisacn@gmail.com ou através dos contactos 926277545 (Luís Lopes) ou 969789431 (Jóni Vieira).

Comentários