Depois da tempestade

Logo após a tempestade e entre o nevoeiro e os chuviscos, no domingo 14 de Outubro, dirigimo-nos até Vermilhas para um voluntariado corporativo em parceria com a Plantar1Árvore. Neste dia  contamos com os voluntários de longa duração das duas associações e com um grupo de 25 participantes (3 delas crianças), vindos de Tondela da HUF Portugal no âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/000005).

O grupo da HUF Portugal reunido na intodução à atividade

Limitados pelas condições atmosféricas prosseguimos com a condução de regeneração natural através de podas, deixando as 3 melhores guias de cada carvalho. Optou-se pela poda, ao invés do revirar das guias que não foram selecionadas, pelo fato de as plantas estarem a pouco tempo da perda de folha e da entrada no período de dormência. Estas podas, permitirão a concentração da energia no crescimento das guias escolhidas, com o objetivo de se atingir um maior crescimento, copas e consequentemente ensombramento, o mais rapidamente possível.

A área a ser intervencionada através da condução da regeneração natural

Como medida de apoio à regeneração natural da área intervencionada, plantaram-se ainda 25 carvalhos-negral (Quercus pyrenaica) nas zonas de clareira onde a regeneração de pé não vingou.

A plantação como apoio à regeneração

Enquanto os adultos faziam as podas e preparavam o terreno para as plantações, as crianças, recolheram bugalhos das mais diversas cores e tamanhos. Os bugalhos são estruturas que se assemelham a bolotas que resultam de agressões externas como picadas de insetos ou ataques de fungos. Normalmente funcionam como local de depósito de ovos/larvas por parte de insetos e apresentam um dispêndio energético para a planta.

A recolha de bugalhos pelas crianças

Agradecemos muito a simpatia, boa disposição e garra deste grupo que nem a tempestade conseguiu travar. Até uma próxima!


Os voluntários entre os quais voluntarios de longa duração da P1A e Montis do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003)


Rita

Comentários