Entrada em Março com novidades

Fevereiro 2019
A Associação tem neste momento 395 sócios.

Entre 22 de Março e 22 de Maio vamos fazer um novo crowdfunding – Como coisa que nos é cedida - desta vez para comprar terrenos na Pampilhosa da Serra e em Vermilhas.

Por isso vão ser dois meses em que os contactos serão mais frequentes, pedimos desde já desculpa por isso, vamos mesmo de precisar de muita ajuda, quer em contribuições directas para os quase 30 mil euros de que precisamos, quer na divulgação da campanha.

Cada euro é importante, vai ser um grande esforço para a Montis e, naturalmente, para os seus sócios, mas é na compra de terras que está o futuro mais seguro da conservação da natureza.

Por todas as propriedades já é visível o florescimento das plantas, tendo agora as cores das urzes, tojos e das invasoras mimosas começado a aparecer, sendo também visível um aumento de avistamentos de polinizadores nomeadamente abelhões e borboletas. As propriedades de Costa Bacelo e Vieiro foram visitadas neste mês de Fevereiro, para reconhecimento da propriedade com novos voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES e avaliação do estado das propriedades para as próximas intervenções. Verificou-se que os núcleos de acácias (Acacia dealbata) tanto em Costa Bacelo como em Vieiro já estão prontas para descasque sendo consideravelmente mais fácil fazer este controlo do que em Novembro de 2018.

No Carvalhal de Vermilhas e no baldio da Granja, insistiu-se na condução de regeneração natural para potenciar o crescimento das árvores autóctones. Fez-se também uma análise de tarefas de gestão a executar em cada propriedade, como manutenção de acessos, bem como preparação da próxima actividade de voluntariado no dia 9 de Março a realizar no baldio da Granja que irá incidir sobre controlo de invasoras, nomeadamente de Acacia dealbata, e condução de regeneração natural.

Durante o mês de Fevereiro, já finalizando a época de plantações, foram plantadas 2227 árvores (carvalhos alvarinho e negral, freixos e abrunheiros, sobreiros) no baldio de Carvalhais, das quais 80 foram oferecidas pela União de Freguesias de Carvalhais e Candal, adicionando às 2708 já plantadas desde Outubro, fazendo um total de 4935 árvores plantadas.

Uma maior actividade de javalis foi detectada na zona da Serra da Arada, onde algumas plantações na área sob gestão da Montis foram afectadas. Está a ser feito um esforço em conjunto com o Clube de Caça e Pesca da região e a Associção Coelho Bravo para identificar todos os indivíduos da vara e elaborar estratégias de deslocação da mesma para outra área. Por agora e no seguimento da proposta do João Rodrigues Aveleira no nosso apelo a ideias para manter os javalis afastados das mais recentes plantações, estão a ser usados garrafões com orifícios laterais com bolas de naftalina dentro, não havendo mais arranques até ao momento.

Em Fevereiro, demos as boas-vindas à Maria João, da Universidade de Évora, que estará a fazer a sua tese de mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais nas propriedades da Montis e sob sua gestão, fazendo também parte do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003).

Próximas actividades
Dia 23, como referido, teremos uma Assembleia Geral Ordinária da Montis começando pelas 14 horas, com passeio ao Carvalhal de Vermilhas de manhã e pré-visualização para os sócios de um documentário sobre o baldio de Carvalhais, produzido pelo sócio Pedro Lérias durante o almoço.

O que tem acontecido por cá

- No fim-de-semana de 9 e 10 de Fevereiro, tivemos simultaneamente, dia de voluntariado e fim-de-semana de voluntariado académico. Enquanto no dia 9 estivemos na Cerdeirinha, a única propriedade privada familiar protocolada para gestão com a Montis, a realizar trabalhos na condução da regeneração natural dos carvalhos e sobreiros que se encontram pela propriedade recorrendo a podas das guias mais fracas e no corte de salgueiros para estacaria viva, no baldio de Carvalhais os voluntários académicos concentravam-se na plantação de carvalhos e sobreiros nas novas zonas criadas pelo 3º fogo controlado, e ainda alguns freixos (Fraxinus angustifolia) e abrunheiros (Prunus spinosa) junto das linhas de água. Já no dia 10, na continuação do voluntariado académico, fez-se estacaria viva ao longo de linhas de escorrência utilizando as estacas de salgueiro feitas pelos participantes do voluntariado no dia anterior na Cerdeirinha.

- Dia 16 de Fevereiro, houve passeio a Covas do Monte, o percurso, revivendo o passeio de 25 de Abril de 2018, desde o Portal do Inferno até à Aldeia de Covas do Monte. Com mais de 30 participantes e com a presença e orientação do João Ruano neste passeio, descemos o percurso determinado entre passos cuidadosos nas encostas xistosas da Serra da Arada, chegando no final à aldeia onde almoçamos no Restaurante Associação Amigos de Covas do Monte.


Contactos e inscrições

Para mais informações sobre as atividades contacte através de montisacn@gmail.com ou 232 774 040.

No blog (http://montisacn.blogspot.pt/) e na página de Facebook (https://www.facebook.com/montisacn/), há informação geralmente atualizada.

Bolsa de boleias - Para todas as atividades temos tentado organizar uma bolsa de boleias. Se alguém precisar ou tiver lugares disponíveis diga-nos para tentarmos fazer a ligação entre a oferta e a procura. 

English summary

Montis has 39 associates.

Between the 22nd of March and the 22nd of May we will do a new crowdfunding - Como coisa que nos é cedida - this time to buy properties in Pampilhosa da Serra and Vermilhas.
These next two months the contacts will be more frequent, for that we apologise in advance, however we will really going to need help, may it be on any direct contributions to the almost 30 thousand euros we will need or in the disclosure of the campaign.
Every euro is important, will be a big effort for Montis and, naturally, to its members, but is in the purchase of properties that nature conservation has a saver future.

On all properties it is already visible the flowering of plants. Painted now with the colours of the Erica lusitanica, the Ulex europaeus and the invasive Acacia dealbata that start to show, it has become also frequent the sighting of pollinators, such as bees and butterflies. The properties of Costa Bacelo and Vieiro were visited in February for a recognition of the land with the new volunteers from the project LIFE VOLUNTEER ESCAPES (ESC/PT/003) and evaluate the state of the property for the next interventions.
Some Acacia dealbata nucleus were detected in Costa Bacelo and Vieiro. The Acacias seem to be responding well to the re barking as it become easier to re bark the plants than in November 2018.

A higher activity of wild boars was detected in the Arada mountains, where some plantations in the area managed by Montis were affected. An effort is being made together with the regional Hunting and Fishing Club and the Association Coelho Bravo to identify all the individuals of the group and elaborate strategies to move them to another area. For now and following the idea purposed by João Rodrigues Aveleira in one of Montis' posts, bottles with naftalina are being used as repellent.

Our next activities:
- 9th March, volunteer day in baldio da Granja;
- 22nd March, launch of the crowdfunding "Como coisa que nos é cedida";
- 23rd March, General Assembly;
- 30th March, walk "Rio Bestança"

For more information contact us via montiacn@gmail.com, +351 232 774 040, or check our blog (http://montisacn.blogspot.pt/) and Facebook page (https://www.facebook.com/montisacn/).

Comentários