Preparar o terreno para o futuro


No último fim-de-semana juntaram-se a 4 voluntários do projeto LIFE Volunteer Escapes (LIFE17 ESC/PT/03) uma voluntária já tinha estado connosco em Abril, num voluntariado em que o granizo e a chuva complicaram os trabalhos e um outro novo voluntário ambos estudantes do Porto para um voluntariado académico no âmbito do projeto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/005) no baldio de Carvalhais.


Dando continuidade aos trabalhos desse voluntariado de Abril e da oficina de engenharia Natural do início do mês, começámos a atividade na área do 3º fogo controlado. Colocaram-se 5 paliçadas numa linha de escorrências de água de uma zona rochosa, relativamente perto das plantações deste inverno, tendo com objetivo a acumulação de sedimentos e melhoria do solo no local que se espera contribuir para o sucesso da dispersão e implementação de futuros bosquetes.


Durante a tarde os esforços centraram-se na manutenção da faixa de contenção do 1º fogo controlado, tentando reduzir a vegetação que tem aparecido como silvas e tojos de modo a manter os acessos limpos.


Na manhã de Domingo visitámos os moinhos junto ao Bioparque do Pisão com o Sr. Francisco e demos de caras com um rato juvenil que nos pareceu do género Apodemus. Motivados com esta observação seguimos para a propriedade com o objetivo de observar e registar a biodiversidade, encontrando maioritariamente polinizadores, formigas, borboletas, anfíbios e uma discreta joaninha. Todos os registos foram adicionados ao projeto Montis da plataforma do iNaturalist.
E aproveitámos ainda para fazer a manutenção das máquinas de fotoarmadilhagem, mudando localizações, verificando baterias e confirmando imagens que desta vez não tinham novidades.


Muito obrigado a todos e espero ver-vos em futuros voluntariados.
Rita

Comentários