Voluntariado mensal em Vieiro

No passado sábado, dia 9 de março, tivemos o voluntariado mensal em Vieiro. Apesar da chuva, contámos com dois participantes motivados, que em conjunto com os voluntários de longa duração da MONTIS, estiveram a apoiar as plantações em Vieiro.

Decidimos focar estas plantações numa encosta na extrema norte da propriedade, debaixo do coberto de um pinhal. Esta zona já tinha sido plantada com várias espécies de quercíneas em março de 2022, e atualmente é notável a excelente taxa de sobrevivência dos sobreiros então plantados. Assim, decidimos aproveitar estes bons resultados e adensar esta encosta com a plantação de mais sobreiros, aproveitando também para tentar diversificar com algumas plantações de outras espécies. 

Sobreiro plantado em março de 2022

Começámos o dia com a plantação dos sobreiros, até a chuva nos obrigar a parar para almoço.

Depois de um almoço abrigados, que além do convívio também serviu para nos aquecermos com café, voltámos à mesma área para plantar alguns loureiros e azereiros.

Infelizmente, ao início da tarde a chuva tornou-se demasiada e tivemos que encurtar a duração da atividade. No entanto, tendo em conta as condições meteorológicas foi um dia bastante produtivo, com a plantação de 74 plantas:

  • 47 sobreiros (Quercus suber)
  • 21 loureiros (Laurus nobilis)
  • 6 azereiros (Prunus lusitanica)

Comentários