CTI Pampilhosa da Serra 2024: Santa Luzia


Entre os dias 8 e 17 de julho, tivemos o Campo de Trabalho Internacional (CTI) da MONTIS, "Apoiar a Natureza 2.0" em Pampilhosa da Serra. 

Os 11 participantes de várias nacionalidades estiveram a apoiar a gestão dos terrenos da MONTIS: Penedo Alto, Covões e Barroco Frio, e também a gestão dos terrenos da EDP Produção nas margens da albufeira de Santa Luzia.

Com a ajuda dos participantes foi dado seguimento a algumas intervenções planeadas no Modelo de Gestão desenvolvido para os 16,5 ha da EDP Produção. Durante o CTI foram realizados quatro dias de trabalho nestas áreas.

O primeiro dia foi dedicado à desobstrução e limpeza das margens da albufeira de Santa Luzia, removendo ramos secos e vegetação. Com estes materiais foram construídos dois abrigos/refúgios para biodiversidade.

Estes abrigos foram construídas com troncos, ramos e vegetação de diferentes tamanhos, permitindo criar estruturas com heterogeneidade de espaços que poderão ser aproveitados por uma maior diversidade de animais, como roedores, répteis, anfíbios, insetos, etc..

Estas estruturas foram construídas a uma distância da albufeira que permita que as mesmas não sejam prejudicadas pelo aumento do caudal no inverno, tendo sido colocadas em zonas com pouco abrigo natural.


Foi também colocada uma câmara de foto-armadilhagem num caminho de acesso a estes abrigos, na tentativa de registar a biodiversidade do local. Esta câmara esteve ativa durante 10 dias, tendo registado apenas um animal que não conseguimos identificar com certeza, mas que pela dimensão e localização se poderá tratar de uma lontra ou fuinha.


Os restantes três dias dedicados à gestão destas áreas foram focados no controlo de plantas invasoras. Em dois dias de trabalho foi possível controlar um núcleo de mimosas de cerca de 500 m2. Este núcleo é regularmente cortado por estar debaixo de uma rede elétrica, e estava com bastante regeneração de toiça e raíz. Assim o método de controlo escolhido foi o arranque das toiças/raízes com recurso a picaretas, tendo apenas sido descascadas algumas toiças em que não foi possível remover a raíz.


O último dia dedicado ao controlo de plantas invasoras em Santa Luzia, contou com o apoio da Liliana Duarte e Ana Sofia, do grupo Invasoras.pt. Após uma breve avaliação do conhecimento dos participantes, a Liliana e a Ana Sofia explicaram as diferenças entre as várias espécies de acácia, ensinando a identificá-las e quais os melhores métodos de controlo para cada uma, abordando temas como o controlo biológico, químico e mecânico. 


Concluída a apresentação teórica, foi tempo de pôr as mãos na massa e controlar algumas mimosas nas margens da albufeira de Santa Luzia através do descasque.

O registo de biodiversidade nas áreas da EDP Produção foi complementado com um Bioblitz, e foi possível partilhar as várias intervenções realizadas com a comunidade local através de um passeio.


Comentários