Decorreu entre os dias 8 e 17 de julho o Campo de Trabalho Internacional (CTI) da MONTIS, "Apoiar a Natureza 2.0".
À semelhança do ano passado, este CTI foi novamente apoiado pelo IPDJ e pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, contando com 11 participantes de várias nacionalidades, que estiveram a ajudar-nos na gestão dos terrenos da MONTIS em Pampilhosa da Serra. Este ano o CTI contou também com o apoio da EDP Produção, dado que também incluímos a gestão dos terrenos protocolados nas margens da albufeira de Santa Luzia.
Começámos o CTI com uma manhã a abrir um caminho em Penedo Alto, que nos permitisse aceder ao interior do pinhal desta propriedade. Ao longo do caminho fomos abrindo acessos até aos vários pinheiros existentes, para procedermos à poda em altura dos mesmos. Esta ação em conjunto com o corte da vegetação envolvente permite criar descontinuidade de combustíveis que irá aumentar a resiliência da propriedade ao fogo. Devido à alta densidade deste pinhal procedemos também ao corte de alguns pinheiros.
Aproveitámos também para fazer alguns registos de biodiversidade. Os participantes tiveram oportunidade de aprender a utilizar a plataforma INaturalist, adicionando as fotografias que tiraram de fauna e flora ao projeto da MONTIS na plataforma.
Foi também colocada uma câmara de foto-armadilhagem numa zona da propriedade com indícios de presença animal, na tentativa de registar as espécies de fauna que ocorrem na propriedade. Esta câmara fez registos durante 10 dias, até ao final do CTI, sem ter detectado a presença de um animal.
Comentários
Enviar um comentário