Durante o Campo de Trabalho Internacional (CTI) que decorreu de 8 a 17 de julho, em Pampilhosa da Serra, os 11 participantes ajudaram a dar continuidade às intervenções para a reconversão dos eucaliptais de Covões e Barroco Frio em matas nativas.
O segundo dia do CTI foi dedicado à propriedade de Barroco Frio. Desde o corte do eucaliptal, no verão de 2023, que ainda não tinha sido realizada nenhuma ação de controlo da rebentação das varas dos eucaliptos. Por este motivo, a maioria dos eucaliptos tinha já uma altura entre um a dois metros.
Em cerca de duas horas, os participantes conseguiram controlar os 0,3 ha de eucaliptal em regeneração, partindo e/ou cortando as novas varas. Apenas foi impossível controlar cinco eucaliptos pela dificuldade de acesso devida ao declive acentuado do terreno.
Barroco Frio antes do controlo dos eucaliptos |
Barroco Frio depois do controlo dos eucaliptos |
Tendo controlado toda a área, aproveitámos então para colocar estacas nos 1 334 medronheiros, castanheiros, sobreiros e azinheiras, plantados na época 2023/2024. Isto facilitará a contagem das taxas de sobrevivência em anos seguintes e a substituição de plantas mortas.
Foram também dedicados dois dias do CTI ao controlo da rebentação dos eucaliptos em Covões. Esta propriedade já tinha sido intervencionada em maio, com o controlo de cerca de 500 m2, estando a faltar controlar cerca de 0,85 ha de eucaliptal em regeneração. Durante estes dois dias, os participantes conseguiram controlar cerca de 0,55 ha, ficando a faltar os restantes 0,3 ha.
A amarelo a área controlada em maio, a azul a área controlada no CTI e a vermelho a área que falta controlar |
As varas arrancadas/cortadas foram colocadas sobre as toiças dos eucaliptos de forma a impedir que recebam a luz do sol, dificultando a ocorrência de nova rebentação.
antes |
depois |
Os participantes tiveram ainda oportunidade de aprender sobre engenharia natural, construindo paliçadas com os ramos secos do local. Estas barreiras têm o objetivo de reter o solo e prevenir a erosão.
Comentários
Enviar um comentário