Explorar a lua em Pampilhosa da Serra

No passado dia 15 de julho decorreu a atividade "Explorar a lua em Pampilhosa da Serra", no âmbito do Campo de Trabalho Internacional organizado pela MONTIS (uma iniciativa do IPDJ e que contou com o apoio da CM da Pampilhosa da Serra) e incluída no programa Ciência Viva no Verão.

Ainda com as cores do sol a iluminar as escarpas quartzíticas junto ao miradouro do Cabril, iniciámos o piquenique a contemplar a paisagem e aproveitámos também para observar o trabalho feito nesse mesmo dia, da parte da manhã, no controlo da rebentação dos eucaliptos em Covões. Um piquenique que contou com muito boa disposição entre todos.

Ao escurecer e sob a lua em quarto crescente, chegou a hora do início da atividade de astronomia. Recebemos os outros participantes que iam chegando e mais dois que estavam no miradouro do Cabril e que se juntaram a nós, e fizemos uma pequena introdução à MONTIS e ao trabalho que temos vindo a desenvolver em Pampilhosa da Serra.

Já com a orientação do professor José Matos, os participantes puderam observar a lua através de um telescópio, com os seus detalhes em alto contraste. Foi ainda possível observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias distantes.

Durante esta "exploração ao céu", o José, com o seu bom humor, falou da orientação pela estrela polar, de como identificar as constelações e conhecer algumas das suas lendas e relacionar a cor das estrelas com as suas temperaturas. A atividade foi divertida e envolvente para todos.

Agradecemos a todos os 33 participantes, esperamos poder contar convosco para futuras atividades da MONTIS.

A próxima atividade será a "EcoHistórias: Moinhos, Aquedutos e vida da ribeira de Contença" no dia 3 de agosto, também enquadrada no programa Ciência Viva no Verão. Não percam! Saibam mais aqui.

Comentários