As primeiras árvores do ano


Com a entrada de um novo ano, tivemos uma acção de voluntariado no âmbito do projecto LIFE ELCN (LIFE16 PRE/DE/005), no dia 12 de Janeiro de 2019 dedicada a plantações, com a participação de 6 voluntários, os 4 voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/003) e o parceiro Matthew Davies da Mossy Earth.
Subindo os, ainda acastanhados caminhos do baldio de Carvalhais chegamos até à zona do 2º e 3º fogo controlado. Distribuídas as plantas e enxadas, entramos faixa de contenção acima, até alcançarmos a área destinada às primeiras plantações do ano.

Subida para a zona do 2º e 3º fogo controlado

A continuação do fogo controlado de 11/12/2018, realizada a 07/01/2019, deu acesso a novas áreas de plantação as quais começamos já por tirar proveito neste dia. Foi assim, portanto, que no meio do giestal queimado, por entre os espaços abertos junto às agora visíveis, linhas de água e nos espaços que a Aria (a convidada de quatro patas desta actividade) ia abrindo, passámos a nossa manhã a plantar, essencialmente Quercus robur e Quercus pyrenaica e um inesperado Quercus suber.


Plantações na área do 3º fogo controlado

Depois de um almoço com o tradicional, queijo, chouriço e mel, despedindo-nos de alguns voluntários que não poderiam estar connosco da parte da tarde, terminámos as plantações na continuação das linhas de água.

Chloé Defoux, voluntária de longa duração no
 projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES

Com 345 árvores plantadas nesta zona do 3º fogo controlado e a identificação de uma zona com solo com maior composição rochosa que ao não ser tão interessante para plantações será interessante para sementeira directa, encontrada durante as plantações da manhã, demos por finalizado este primeiro dia de voluntariado de 2019, que será certamente seguido de muitos mais.

Esperemos que todos tenham desfrutado deste dia de convívio e voluntariado na natureza.

Obrigada a todos! E até ao próximo voluntariado!

Comentários