À discussão sobre a gestão da paisagem

Nestas últimas semanas temos discutido muitos aspetos da gestão da paisagem, seja sobre escolhas que fazemos à mesa (workshop de Alimentação e Paisagem) ou métodos diferentes de gestão (passeio baldios da Alvadia).

No dia 4 de Maio, no Jardim Botânico do Porto, no seguimento do crowdfunding "Como coisa que nos é cedida", tivemos um novo momento dedicado à discussão da gestão da paisagem. A sessão iniciou com a projecção do segundo episódio da série "1001 Margaraças: Do Fogo Controlado aos Carvalhais" que documenta a gestão feita pela Montis na propriedade do baldio de Carvalhais. O episódio, gravado durante o Campo de Trabalho Internacional do verão de 2018, ilustra o modelo e acções de gestão que a Montis tem vindo a colocar em prática nos 100 ha que gere no baldio de Carvalhais. 



Seguiu-se uma tertúlia dedicada ao tema, com 3 apresentações sobre gestão da paisagem e dos recursos naturais. 
O arranque foi feito por Carlos Vila-Viçosa, que nos falou um pouco da ecologia e gestão de recursos micológicos, com uma reflexão acerca de como estes podem ser utilizados e explorados com objectivo de gerir e/ou valorizar a paisagem. 




Avelino Rego levou-nos até à freguesia de Alvadia, no Alvão, para falar do papel das comunidades locais e dos pastores na gestão das paisagens de montanha, demonstrando os desafios e responsabilidades que todos sentem por contribuir para a obtenção de melhores resultados. 



Jóni Vieira, apresentou-nos o trabalho que a Montis tem feito, nas propriedades que gere e possui, com destaque para o papel de envolvimento que o voluntariado tem nos trabalhos de conservação da natureza. 


Depois da tertúlia e do lanche, Daniela Santos da equipa do Jardim Botânico do Porto, levou-nos a conhecer os jardins descritos nos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen, contando-nos as histórias e inspirações da escritora, desde o jardim dos "J's" até ao "Roseiral".


Muito obrigada a todos pela participação e contributos. Um especial obrigado a Pedro Lérias, Carlos Vila-Viçosa, Avelino Rego, Daniela Santos e Joana Tinoco por toda a ajuda no dia, e logísticas prévias.

Margarida Silva






Comentários