Um pouco da flora de Vieiro


Para concluir o bioblitz do fim-de-semana de 10 e 11 de Maio contámos com o Paulo Pereira da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental com o qual, ainda com o cantar do casal de Dom-fafe de fundo, fomos explorando vários tipos de habitats e aproveitando as sombras existentes para aprender sobre a flora da região.

Componente Flora do Bioblitz (no âmbito do projeto LIFE ELCN LIFE16 PRE/DE7005) com os voluntários do projecto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT7003)
Entre prados agricultados, galerias ripícolas e o topo das encostas o Paulo foi chamando à atenção para a panóplia de espécies existentes em cada local e até mesmo em locais menos prováveis como as bermas da estrada ou entre os paralelos, discutindo ainda a paisagem e as espécies invasoras.

Entre as espécies identificadas é de destacar as estevas (Cistus sp.) que cobrem as encostas da propriedade de Vieiro de branco nesta altura do ano e as Dedaleiras (Digitalis purpurea) que um pouco mais seletivas vão aparecendo em algumas partes das propriedades.


Conforme íamos identificando as diferentes espécies foi-se discutindo a dificuldade de identificação e o que é necessário para tal como folhas, flores e frutos ou casos especiais como as silvas que é necessário para além disto ainda ramos novos e velhos.

Enquanto observávamos as diferentes espécies fomos falando sobre as suas características e sobre os usos que elas podem ter como é o exemplo das Dedaleiras que são consideradas tóxicas e podem ser usadas para fins medicinais ou a erva-das-verrugas (Chelidonium majus) conhecida também como a “planta-betadine” pelas características cicatrizantes. E abordámos ainda as plantas comestíveis com a degustação  de algumas espécies com os conchelos (Umbilicus rupestres) que nos iam aparecendo sobretudo nos muros.


Entre a vegetação foram ainda aparecendo algumas surpresas como louva-deus (ordem Mantodea), joaninhas (Coccinella septempunctata) e lagartos-de-água (Lacerta schreiberi).


Rita

Comentários