As primeiras bolotas da temporada

Aos poucos temos vindo a intervir e a conhecer mais sobre a Cerdeirinha, e no último sábado, acompanhados pelos curiosos piscos-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e pelo pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major) que já tínhamos observado e identificado durante o bioblitz (ver publicações sobre o bioblitz da cerdeirinha aqui e aqui) tivemos uma atividade de voluntariado nesta propriedade, no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.


Começamos a atividade a apanhar um saco cheio das bolotas que já foram amadurecendo e caindo dos carvalhos cheios de pontos verdes que rodeiam a Cerdeirinha. Apesar de esta atividade não ser crucial para a propriedade (por ter bastante regeneração natural e abundância de propágulos) vai ser bastante útil para as propriedades onde o número de propágulos é menor e para se começarem a encher os tabuleiros para gaios espalhados pelas propriedades.




Apanhadas as bolotas que nos pareceram de melhor qualidade dirigimo-nos para a parte superior da propriedade para escolher algumas guias das árvores autóctones, através de podas, tentando acelerar o crescimento das árvores, continuando o trabalho que tem vindo a ser feito pelos voluntários de longa duração.


Após a merecida merenda e entre as gotas da chuva ainda visitámos a parte inferior da propriedade para verificar a evolução da vegetação e aproveitando para observar e registrar alguma da biodiversidade que foi aparecendo.


Rita

Comentários