O que por lá fizemos

No dia 7 de Setembro de 2019, depois de adquiridos os terrenos em Pampilhosa da Serra pelo crowdfunding "Como coisa que nos é cedida", reunimo-nos na Liga de Melhoramentos de Cabril em Pampilhosa da Serra para o colóquio "Paisagem de todos, gerida por todos", onde foram apresentados diversos projectos como:

- Florestgal
- Rebanho da Serra do Rabadão
- Apicultura com medronheiro
- Baldio de Cepos
- Montis

Projectos ligados à gestão da paisagem, com diferentes abordagens, para a valorização da biodiversidade. Da parte da tarde fizemos uma visita às propriedades da Montis, para discutir o que por lá será feito.

A primeira intervenção nos novos terrenos adquiridos pela Montis em Pampilhosa da Serra, aconteceu no dia 8 de Setembro de 2019, no fim-de-semana de voluntariado que procedeu ao colóquio. 

Subindo até às propriedades de Souto do Brejo, dedicámo-nos à condução do pinhal da propriedade, retirando os ramos em 2/3 de altura do pinheiro para criar uma descontinuidade de fogo entre a vegetação rasteira e a copa. 

O sócio Pedro Lérias que fez parte da equipa deste voluntariado e com a ajuda do sócio Paulo Martinho, produziram um pequeno vídeo sobre o fim-de-semana e as actividades nestas novas propriedades. 

Espreitem o resultado final.




As actividades deste fim-de-semana foram financiadas pelo Fundo Recomeçar, um projecto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.


Comentários