Todos podemos ajudar – «Cuidar de nós»

No dia 9 de outubro de 2019 estivemos no Carvalhal de Vermilhas numa atividade de voluntariado com a participação de pessoas apoiadas pela Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL), numa atividade integrada na semana cultural da ASSOL denominada «Cuidar de nós» e com apoio dos 4 voluntários de longa duração da Montis ao abrigo do LIFE VOLUNTEER ESCAPES, o Pedro, o Vicky, o Tom e a Katia. Nesta atividade, deu-se continuidade aos trabalhos começados durante o voluntariado académico com a VO.U pela Natureza, 4 dias antes que permitiu progredir na gestão desta propriedade.


Foto: Nuno Neves


Dividiu-se o grupo em 2 – um primeiro grupo com pessoas com mobilidade mais reduzida encarregado de semear bolotas e um segundo grupo encarregado de dar continuidade aos trabalhos na propriedade.
Após a introdução às atividades e a primeira refeição perto do lapa da meruge, o segundo grupo dirigiu-se para a propriedade onde as tarefas se focaram principalmente no arranque das giestas para manutenção de acessos e diminuição da competitividade em relação à regeneração natural e podas, potenciando o crecimento dos carvalhos que foram afetados pelo fogo de 2017.


Foto: Nuno Neves

Enquanto o Segundo grupo estava na propriedade, o primeiro grupo fez inúmeras sementarias de bolotas de carvalhos, colhidas anteriormente pelos voluntários de longa duração, em cuvetes para serem plantadas na epoca de plantações 2020/2021. Tendo ainda sido oferecidas bolotas à Montis no final da atividade.


Foto: Nuno Neves

Após o merecido almoço, dividiu-se novamente o grupo em grupos mais pequenos, desta vez para observar e identificar vários elementos referentes à natureza e à biodiversidade, através de uma espécie de bingo da natureza. Tendo como objetivo procurar elementos como aranhas, cogumelos, bolotas, pinhas, carvalhos, entre outras.


Foto: Nuno Neves

No total participaram na atividade aproximadamente 80 pessoas às quais agradecemos todo o trabalho feito  e  que esperamos que tenham gostado.
Já tinhamos contado com a ASSOL no ano passado numa atividade na Cerdeirinha a 29 de Outubro e esperamos poder contar convosco em próximas atividades!  

Katia

Esta actividade de voluntariado realizou-se no âmbito do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia.

Comentários