Paisagem em Movimento: "A gestão da vegetação na EDP Distribuição"

A apresentação da EDP Distribuição (ver AQUI) permite-nos ter uma perceção da dimensão da rede elétrica aérea e do seu mérito em levar a eletricidade onde a damos como garantida. É exposto como é que a EDP Distribuição gere proactivamente a rede, de modo a existir um risco residual para a segurança das pessoas e bens, e quais as responsabilidades regulamentares e legais que balizam a intervenção na vegetação. Por fim é descrito o que se tem feito, e o que se propõe fazer, em prol da biodiversidade, uma vez que consideramos que a biodiversidade é uma oportunidade para as redes, mas também as redes podem ser uma oportunidade para a biodiversidade.

O projecto da MONTIS de reconversão de um eucaliptal em mata, na orla de uma linha de alta tensão concessionada à EDP Distribuição, mostrará que uma paisagem humanizada pode ser sinónimo de sustentabilidade, convivendo lado a lado a biodiversidade e a rede elétrica, dois elementos essenciais a um desenvolvimento sustentável.

Ricardo Messias 

Se quiser contribuir para esta reconversão de eucaliptal numa mata que contribua para a sustentabilidade deste território veja como em http://ppl.pt/montis.

Comentários