Em preparações

Para uma última actividade de voluntariado em 2020, juntámo-nos num dia agradável de inverno aos voluntários da VO.U pela Natureza e também sócios e interessados no trabalho da MONTIS, no baldio de Carvalhais.

Desde sensivelmente Outubro que temos retomado os trabalhos de gestão nesta propriedade à qual demos um "descanso" durante o verão. Os 100 ha de baldio que a associação gere, caracterizam-se pelo denso giestal de 5 metros, com alguma vegetação arbustiva (carqueja, urzes, entre outras), que a MONTIS optou por gerir recorrendo a fogo controlado. Delinearam-se parcelas dentro dos 100 ha que seriam intervenccionadas com o fogo controlado para reduzir a massa de giestal e permitir chegar facilmente a zonas estratégicas para o restauro do ecossistema criando um mosaico de paisagem.

Três parcelas já foram queimadas, e posteriormente feitas sementeiras, plantações, colocadas estruturas de engenharia natural, manutenção de acessos e apostou-se especialmente nestes últimos meses na condução da regeneração natural dos poucos carvalhos que existem na área, potenciando o crescimento dos mesmos para que estes contribuam para o banco de sementes futuras. 


Começámos recentemente a trabalhar nas faixas de contenção da área do 1º fogo controlado feito no baldio de Carvalhais. Passados quase quatros anos desde o primeiro, aproxima-se a altura de realizarmos a segunda intervenção de fogo controlado nesta área. Como foi plantada, semeada e intervenccionada com estruturas de engenharia natural em linhas de água depois do fogo controlado, abriu-se uma nova faixa de contenção para "proteger" estes trabalhos no próximo fogo. Foi precisamente nestas faixas que trabalhámos durante este dia de voluntariado. 

Começámos primeiro, enquanto esperávamos por todos os participantes com a apanha de algumas bolotas para manutenção dos tabuleiros para gaios e sementeiras.

 

De seguida subimos até à zona do 1º fogo controlado para continuarmos a manutenção da faixa de contenção. 



Deixamos uns vídeos que tentam explicar os trabalhos aqui feitos.

Parte 1

Parte 2

Terminámos o dia com a sementeira das bolotas recolhidas pela manhã nesta zona. Brevemente, assim que as condições meteorológicas o permitirem, divulgaremos a data prevista para o próximo fogo controlado. 


Comentários

Enviar um comentário