Colaboração entre a MONTIS e a E-Redes

No final de 2020 a MONTIS e a E-Redes (antigamente, EDP distribuição) encontraram terreno comum para trilhar: celebramos um protocolo de colaboração que permitirá, ao longo de 3 anos, financiar atividades de gestão nas áreas geridas pela MONTIS na Pampilhosa da Serra, e colocar em prática um conjunto de trabalhos de caracterização e identificação de oportunidades de gestão nas faixas de gestão de combustível da E-Redes na Pampilhosa da Serra.

Este trabalho nasce da vontade da E-Redes de procurar formas alternativas de gerir as suas faixas de gestão de combustível, com soluções baseadas em processos naturais que, para além de diminuírem os custos associados, aumentam a biodiversidade nestas zonas.

Atualmente estamos a terminar a etapa de caracterização da biodiversidade na rede de distribuição, incluindo inventariação florística e florestal. Com a ajuda dos voluntários do LIFE VOLUNTEER ESCAPES, fizemos a contagem e identificação de espécies na rede, e classificamos o uso e ocupação do solo na área envolvente, tudo com base em pontos de amostragem.

O benefício mais óbvio para a MONTIS neste projeto é o financiamento direto da gestão dos seus terrenos. Além disso, este trabalho é uma bom meio para encontrar novos terrenos e novas oportunidades de gestão, que possam no futuro vir a ajudar-nos a aumentar a nossa área gerida na Pampilhosa da Serra, assim como reforçar a rede de parceiros. Mas o mais interessante é mesmo o trabalho conjunto que permitirá simultaneamente à MONTIS alavancar a sua atuação neste concelho, e à E-Redes encontrar soluções de gestão mais eficientes para as suas faixas de gestão de combustíveis.


Faixa de gestão de combustível e paisagem envolvente de uma linha de média tensão, vistas de uma das parcelas de inventário (caracterização do mosaico de paisagem).


Os nossos voluntários do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES a realizar inventário florístico (caracterização da biodiversidade vegetal) numa das faixas.


Dejetos de corço encontrados numa faixa no Parque Eólico da Pampilhosa da Serra.



Guilherme Varejão



Comentários