Resultados de controlo de invasoras

Apesar de haver identificados dois núcleos de Acacia dealbata dentro dos 100 hectares que a associação gere, estes são de pequenas dimensões e com indivíduos bem desenvolvidos. 

Já perto dos limites a poente da propriedade, encontramos vários outros núcleos de invasoras sem gestão e que potencialmente podem dispersar quer para a área sob gestão da MONTIS quer para as propriedades em redor.

Em outubro de 2020, com uma atividade inserida na Semana Nacional sobre as Espécies Invasoras, uma iniciativa da equipa das Invasorsas.pt, decidimos fazer o controlo de uma destas manchas perto dos limites do baldio de Carvalhais, numa atividade de voluntariado académico com a V.OU pela Natureza.

Além do descasque e arranque (quando possível) de Acacia dealbata que se encontrava nesta mancha, também arrancámos praticamente todos os indivíduos visíveis de Acacia longifolia já prestes em flor.


Em época de floração, conseguimos ver facilmente se o controlo foi positivo ou não. Alguns dos indivíduos parecem estar com as folhas amarelecidas e sem indícios de flor e não parece haver rebentação de Acacia longifolia na zona. No entanto, parece também que o controlo não foi eficaz a 100%, dado que alguns dos indivíduos de Acacia dealbata estão em flor, ainda que tenham sido intervencionadas com descasque. 

Já os núcleos existentes na parcela sob gestão da MONTIS, fizemos o descasque dos indivíduos em finais de 2019, após a abertura de acessos aos mesmos, no entanto, parece que este controlo não foi eficaz, tendo florido novamente este ano.

Nas próximas semanas iremos intervencionar novamente estas manchas. Agradecemos sempre sugestões para esta gestão.

Hugo Barbosa


Comentários