Vermilhas em Maio

As propriedades de Vermilhas foram foco de atenção no inicio do mês de Maio, com duas actividades de voluntariado.

Dia 7, recebemos um grupo de voluntários académicos da V.OU pela Natureza, que vieram apoiar a gestão das áreas da MONTIS na Serra do Caramulo.

O dia começou com uma caminhada até à propriedade de Dumação, a maior das propriedades de Vermilhas, onde durante a manhã, depois de uma introdução ao trabalho da associação nesta área, se deu continuidade à condução da regeneração dos muitos carvalhos em regeneração do pós-fogo de 2017. A condução é feita através da poda selectiva de varas com menos porte para concentração da energia da raíz no crescimento das varas deixadas.

Como as giestas começam a ficar ligeiramente mais altas que os carvalhos, vamos abrindo alguns caminhos para conseguirmos chegar às árvores em questão. 


Já durante a tarde, a equipa dividiu-se e enquanto uns continuavam na condução da regeneração natural, outros focaram-se na manutenção dos acessos à propriedade que já estavam cobertos por vegetação e difíceis de identificar.

No dia 8, recebemos dois dos sócios da MONTIS, que vieram continuar o trabalho começado no dia anterior, com a manutenção de acessos à propriedade e condução da regeneração natural dos carvalhos.

Muito obrigada a todos e até uma próxima actividade.


Margarida Silva

Comentários