A imagem abaixo mostra o fundo do vale que existe no terreno que gerimos na Malveira de Cima. O solo varia bastante no que diz respeito à quantidade de matéria orgânica e presença de humidade. Pela nossa avaliação há mais água e melhor qualidade de solo na orla da clareira (a prova disso é que estas são as áreas onde a vegetação se instalou mais rapidamente). Esta clareira é uma das poucas áreas sem árvores dentro do terreno que gerimos.
Clareira no fundo do vale existente na área que a MONTIS gere na Malveira de Cima |
A propriedade está abandonada e funciona actualmente como um depósito de lixo indevido, sendo também um local onde as plantas invasoras se instalaram em força (sobretudo acácias (Acacia sp.) e alguma erva das pampas (Cortaderia selloana)). Além disso é uma área marginal, com alguns problemas sociais.
Solo nas orlas da clareira da fotografia anterior, com mais humidade e cor mais escura |
Invasoras na área gerida pela MONTIS (acácias e erva-das-pampas) |
No final de 2021 iremos sintetizar as ideias que temos para a gestão da Malveira no primeiro plano de acção que iremos produzir para essa propriedade. Até lá vamos começar a lidar com os problemas mais óbvios, que estarão sempre incluídos nas acções futuras, nomeadamente a gestão das invasoras e a deposição de lixo.
Além da intervenção na Malveira, a DHL estará nesse mesmo dia com outro grupo no baldio de Carvalhais, também a plantar árvores com o acompanhamento da Margarida Silva.
Esperamos com esta actividade dar início a um programa de voluntariado na Malveira, para potenciar a biodiversidade deste terreno. Se estiver interessado em participar nos voluntariado na Malveira de Cima, envie-nos um email manifestando esse interesse para montisacn@gmail.com. Será contactado directamente quando fizermos uma actividade neste terreno.
Jóni Vieira
Comentários
Enviar um comentário