Início dos trabalhos de gestão na Malveira

A imagem abaixo mostra o fundo do vale que existe no terreno que gerimos na Malveira de Cima. O solo varia bastante no que diz respeito à quantidade de matéria orgânica e presença de humidade. Pela nossa avaliação há mais água e melhor qualidade de solo na orla da clareira (a prova disso é que estas são as áreas onde a vegetação se instalou mais rapidamente). Esta clareira é uma das poucas áreas sem árvores dentro do terreno que gerimos. 

Clareira no fundo do vale existente na área que a MONTIS gere na Malveira de Cima

A propriedade está abandonada e funciona actualmente como um depósito de lixo indevido, sendo também um local onde as plantas invasoras se instalaram em força (sobretudo acácias (Acacia sp.) e alguma erva das pampas (Cortaderia selloana)). Além disso é uma área marginal, com alguns problemas sociais.

Solo nas orlas da clareira da fotografia anterior, com mais humidade e cor mais escura

Invasoras na área gerida pela MONTIS (acácias e erva-das-pampas)

No próximo fim-de-semana iremos ter uma acção com o parceiro DHL, a primeira feita pela MONTIS na propriedade, acompanhada pelo Luís Lopes (o Luís já trabalhou na MONTIS, pertence aos orgãos sociais da associação, e disponibilizou-se para dar uma ajuda na gestão deste terreno, agora e em futuras acções). A DHL tem um objectivo muito concreto de plantar árvores. Nesse sentido, tendo-se escolhido a Malveira como uma das áreas a plantar, pela sua proximidade a Lisboa, a clareira que se vê na fotografia de cima é a área que melhor serve o propósito: tem espaço, é facilmente acessível, e é uma zona de acumulação de sedimentos, onde haverá à partida mais disponibilidade de água e nutrientes, factores que favorecem a instalação das árvores. Além das plantações prevê-se que a DHL também dê uma ajuda no controlo manual das acácias, com o descasque das árvores.

No final de 2021 iremos sintetizar as ideias que temos para a gestão da Malveira no primeiro plano de acção que iremos produzir para essa propriedade. Até lá vamos começar a lidar com os problemas mais óbvios, que estarão sempre incluídos nas acções futuras, nomeadamente a gestão das invasoras e a deposição de lixo.

Além da intervenção na Malveira, a DHL estará nesse mesmo dia com outro grupo no baldio de Carvalhais, também a plantar árvores com o acompanhamento da Margarida Silva.

Esperamos com esta actividade dar início a um programa de voluntariado na Malveira, para potenciar a biodiversidade deste terreno. Se estiver interessado em participar nos voluntariado na Malveira de Cima, envie-nos um email manifestando esse interesse para montisacn@gmail.com. Será contactado directamente quando fizermos uma actividade neste terreno.

Jóni Vieira



Comentários