A área que a MONTIS gere na Malveira, concelho de Mafra, teve esta semana mais uma ação de controlo de espécies invasoras, dando continuidade às áreas que têm sido alvo de intervenção e permitindo abrir novas frentes.
O antes e o depois do arranque e corte do acacial |
Esta atividade foi preparada em parceria com a Verde - Associação para a Conservação Integrada da Natureza, e contou com os voluntários da E-Redes.
Sendo uma das formas de controlo para a acácia de espigas (acacia longifolia) indicada pela plataforma Invasoras.pt o corte, dedicamos a manhã ao arranque e corte de uma área de acacial jovem que tem crescido rapidamente e ocupando uma área potencialmente interessante. Nesta área, fomos também encontrando algumas tintureiras (phytolacca americana), que arrancámos, e alguma regeneração natural à qual demos apoio, com destaque para os sobreiros (quercus suber) e a carvalhiça (quercus lusitanica).
Na parte da tarde, passámos ao descaque de algumas acácias adultas, incluindo além da acácia-de-espigas, a acácia-negra (acacia mearnsii).
Descasque de uma acácia-negra adulta |
No total, limpámos uma área de cerca de 200 m2 de acacial em regeneração, descascámos 49 acácias adultas, arrancámos uma dezena de tintureiras e sinalizámos várias plantas de regeneração natural.
Sinalização de regeneração natural |
Com estas ações, a linha de água que atravessa a propriedade começa a ficar cada vez mais acessível e começará em breve a ser alvo de intervenções de engenharia natural para melhorar as condições ecológicas da área circundante.
Luís
Comentários
Enviar um comentário