Testemunho do André Rigueira no final do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O programa do IPDJ do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas chegou ao fim. Pedimos aos voluntários para fazer um balanço da sua perspectiva destas duas últimas semanas e aqui segue o testemunho do André Rigueira: 

"Eu adorei estas duas semanas, mesmo que tivesse sido muito pouco tempo para estas espetaculares aventuras nos campos Costa Bacelo e Viero. Eu adorei muito o convívio ao arrancar acácias, ajuda a descontrair e também como uma atividade mais fácil o tempo até passava mais depressa, assim como abrir caminhos perto na ribeira e pôr estacas nos carvalhos. Também gostei de explorar novos campos e saber mais coisas novas sobre eles mesmos, só tirando o facto de ter caído, mas acontece. Também gostei imenso do pessoal da equipa, acho que tiveram muito bem mesmo havendo algumas precauções com a meteorologia  e incêndios. Os próprios voluntários também foram espetaculares e não tenho nenhuma razão de queixa. Tentámos fazer um convívio com o pessoal da aldeia de Deilão mas eu acho que faltou comunicação entre as pessoas, como elas estão espalhadas no seu campo e nas suas atividades, não íamos incomodá-las... Gostei imenso conhecer Deilão, não fazia mínima ideia que existia e valeu muito pena conhecer esta linda e tranquila aldeia.

Aqui está uma foto de uma das atividades que gostei mais de fazer pela MONTIS, que foi abrir caminhos. Já no ano passado também tive uma experiência parecida e assim pude observar diferentes tipos de terrenos de diferentes formas, do antes e do depois."

Comentários