Do Atelier da Filhó ao miradouro sobre o rio Unhais

No sábado a MONTIS foi até Cabril participar numa das caminhadas do Walking Weekend, em Pampilhosa da Serra, organizado pela Epic Land.

Este passeio teve a particularidade de começar e acabar no Atelier da Filhó, onde pudemos assistir (e participar) à sua preparação. Quando cheguei estava tudo pronto para começar.

Pouco depois começaram a chegar os participantes. E a Presidente da Junta de Freguesia de Cabril, a nossa anfitriã, Anabela Martins, disse-nos quais eram os ingredientes e como se preparava a massa.

No miradouro de Cabril (foto de cima), a Anabela explicou o que estávamos a ver e íamos visitar. E eu pude explicar e mostrar o que a MONTIS tem estado a fazer nas propriedades que comprou, em 2019, em Cabril, incluindo o corte dos eucaliptos, a construção de paliçadas e a plantação de espécies nativas.

O percurso está engraçado, com algumas mesas e bancos de xisto pelo caminho,

e um miradouro interpretativo sobre o rio Unhais (e a nossa propriedade de Covões).

O passeio incluiu ainda uma visita à aldeia de Cabril

e ao museu etnográfico instalado na Liga de Melhoramentos

E por fim voltámos ao Atelier da Filhó para a segunda parte do processo: esticar a massa, fritar as filhós e, claro, prová-las!

A vista abaixo sobre o rio Unhais, com a propriedade de Covões do lado esquerdo, mostra o tipo de propriedade que a MONTIS gostaria de comprar com os apoios angariados pela campanha de crowdfunding que tem em curso "Nos cumpre tê-lo com cuidado": https://ppl.pt/montis.

Ainda vai a tempo de nos apoiar, quer contribuindo para a campanha, quer indicando-nos possíveis propriedades para adqurirmos e dedicarmos à conservação, aqui, ou noutros locais.

Teresa

Comentários