Critical Software na Malveira

Na passada sexta-feira, dia 21 de junho, recebemos novamente a Critical Software para um voluntariado corporativo, desta vez para apoiar a gestão da propriedade na Malveira, em Mafra.

Começámos a atividade com uma introdução sobre a MONTIS e uma introdução sobre o contexto ecológico e de gestão da propriedade e explicação das diferentes ações a serem desenvolvidas.

O foco do dia foi o controlo de espécies invasoras, que nesta propriedade são representadas maioritariamente por acácias, nomeadamente a acácia-negra (Acacia mearnsii) e a acácia-das-espigas (Acacia longifolia).

Dividimo-nos em três grupos de trabalho, o primeiro grupo em controlo de acacial adulto através de descasque – foto abaixo

O segundo grupo em controlo de acacial médio através de arranque, fazendo o controlo também de outras espécies invasoras que encontramos na propriedade: erva-das-pampas (Cortaderia selloana) e tintureira (Phytolacca americana) – fotos respetivas abaixo.

E o terceiro grupo dedicou-se à gestão do acacial previamente controlado, cortando as acácias adultas já secas e caídas em resultado de terem sido descascadas. Permitimos assim melhores condições de crescimento às plantas nativas nessas áreas onde tinham sido feitas plantações e onde também se regista regeneração natural significativa.

Depois do motivado trabalho da manhã, os participantes foram recompensados com um almoço que incluiu produtos locais, como as trouxas da Malveira e folares de Vouzela, e com um momento de convívio e descanso.

Após o almoço, para aprofundar um pouco mais o enquadramento desta propriedade, fizemos um pequeno passeio para explicar o trabalho que aqui se tem vindo a fazer e perspetivas futuras, onde cada grupo de trabalho da manhã foi explicando aos outros grupos o que fizeram.

No total, foram descascadas 110 acácias de porte médio e 101 acácias de porte grande, arrancadas acácias de porte pequeno numa área correspondente a cerca de 250 m2 e arrancadas 11 erva-das-pampas e 15 tintureiras. Ao todo, cerca de 900 m2 foram intervencionados para controlo de invasoras e cerca de 300 m2 intervencionados para gestão de acacial controlado anteriormente.

Agradecemos mais uma vez à Critical Software e aos seus 44 colaboradores que nos ajudaram neste dia.

Comentários